Gestão ambiental e licitações sustentáveis: uma análise de universidades federais gaúchas sob a ótica do TCU

Autores

  • Greice Eccel Pontelli Greice Eccel Pontelli Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Franciscano Atua como Contadora no Departamento de Contabilidade e Finanças na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flavia Luciane Scherer UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Maíra Nunes Piveta UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.27

Palavras-chave:

Gestão pública, administração pública, sustentabilidade

Resumo

A Administração Pública vem aprimorando suas rotinas com ênfase na sustentabilidade e, como forma de prestar contas, encaminha anualmente ao Tribunal de Contas da União (TCU) os respectivos relatórios de gestão. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo compreender como as ações das Universidades Federais do Rio Grande do Sul se relacionam com a gestão ambiental e com as licitações sustentáveis nos exercícios datados de 2011 a 2014. Para isso, desenvolveu-se um estudo de natureza quantitativa e qualitativa, do tipo descritivo, realizado por meio de uma pesquisa documental. A partir da legislação vigente acerca do tema gestão ambiental e licitações sustentáveis, foram identificados os quesitos exigidos pelo TCU. Na sequência, foram analisadas as práticas sustentáveis adotadas, sua evolução e, posteriormente, foi realizado um diagnóstico do desempenho das universidades no período de 2011 a 2014. Dentre as instituições analisadas, apenas a UFSM possui um Plano de Gestão de Logística Sustentável, e a UFRGS mostrou-se como a única que participa da Agenda Ambiental da Administração Pública. Já a UFPEL incentiva seus servidores sobre o tema sustentabilidade com campanhas e cursos, enquanto a FURG tem preferência por bens passíveis de reutilização e que levem em conta aspectos como qualidade e durabilidade.

 

Biografia do Autor

Greice Eccel Pontelli, Greice Eccel Pontelli Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Franciscano Atua como Contadora no Departamento de Contabilidade e Finanças na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Franciscano. Atua como Contadora no Departamento de Contabilidade e Finanças na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Endereço Postal: Rua Victorino da Cás nº 600 , Casa 102, 2C – Bairro Cerrito – Santa Maria/RS – CEP 97.060-491. E-mail: greicepontelli@gmail.com

Flavia Luciane Scherer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e chefe do Departamento de Ciências Administrativas.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Chefe do Departamento de Ciências Administrativas.

 

 

 

Maíra Nunes Piveta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Artigos