Gestão e qualidade da educação: a formação de gestores escolares em busca da qualidade da educação nas escolas do município de Canoas

Autores

  • Elisangela krafchinski Trentin

DOI:

https://doi.org/10.18316/410

Palavras-chave:

Gestão escolar, formação continuada, programa, escola em movimento, saberes e fazeres, cena

Resumo

As reflexões ora apresentadas são oriundas de uma pesquisa em andamento que integra o conjunto de investigações do Núcleo do Observatório da Educação (Programa Observatório da Educação INEP/CAPES), cuja temática investigativa tem como centralidade a problematização da ação dos gestores escolares frente à qualidade da educação das escolas municipais da cidade de Canoas. Salientam que o desempenho dos gestores pressupõe uma qualificação nos processos da escola, sendo a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Elegem como referência analítica e de relato de experiência uma das ações formativas do Programa de Formação Continuada Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena que se direcionou para a formação dos gestores escolares das escolas pertencentes à rede municipal de ensino da cidade de Canoas/RS/Brasil. Tal ação busca a análise de se proporcionar espaços e tempos destinados à formação dos gestores instrumentalizando-os com um conjunto de conhecimentos, procedimentos e saberes que viabilizem uma ação gestora mais eficiente e eficaz.

Referências

ROWE, W. G. Liderança estratégica e criação de valor. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 42, n.1, p. 7-19, jan./mar. 2002.

LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4ªedição, Goiânia, Editora Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, J.C. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LÜCK, H. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2006

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

VEIGA, P. A. (Org.). Projeto Político Pedagógico: Uma Construção Possível. São Paulo. Papirus. 2001.

AÇÃO EDUCATIVA. Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2005.

CEDHAP. Programa de Capacitação de Docentes Escola Inteligente: Aprendizagem. Curitiba: CEDHAP – Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado, 2004.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Edição

Seção

Artigos