GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES EM BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS.

Elisangela krafchinski Trentin

Resumo


As reflexões ora apresentadas são oriundas de uma pesquisa em andamento que integra o conjunto de investigações do Núcleo do Observatório da Educação (Programa Observatório da Educação INEP/CAPES), cuja temática investigativa tem como centralidade a problematização da ação dos gestores escolares frente à qualidade da educação das escolas municipais da cidade de Canoas. Salientam que o desempenho dos gestores pressupõe uma qualificação nos processos da escola, sendo a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. Elegem como referência analítica e de relato de experiência uma das ações formativas do Programa de Formação Continuada Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena que se direcionou para a formação dos gestores escolares das escolas pertencentes à rede municipal de ensino da cidade de Canoas/RS/Brasil. Tal ação busca a análise de se proporcionar espaços e tempos destinados à formação dos gestores instrumentalizando-os com um conjunto de conhecimentos, procedimentos e saberes que viabilizem uma ação gestora mais eficiente e eficaz.


Palavras-chave


Gestão escolar; Formação Continuada; Programa; Escola em Movimento; Saberes e Fazeres; Cena

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/410

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