Deep Web e Dark Web: implicações sociais e repercussões jurídicas
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v8i2.6756Palavras-chave:
Deep Web, Dark Web, Cibercrimes, Privacidade.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as características da Deep Web e da Dark Net, compreendendo aspectos conceituais de ambas nomenclaturas (que muitas vezes são confundidas como sinônimos), abordando-se como tais plataformas marcadas pelo expressivo anonimato operam na sociedade contemporânea pautada pela utilização massiva de tecnologias. Objetivos específicos: i) esclarecer as diferenças entre Deep Web e Dark Web, investigando-se também questões atinentes à evolução de tais noções; ii) estudar de que formas a Dark Web proporciona a existência de mercados clandestinos com diversas destinações e toda uma lógica capitalista; iii) apresentar criticamente algumas das estratégias estatais para o policiamento e investigação de tais plataformas, além de se debater como tais estratégias se relacionam ao direito à privacidade dos usuários. Resultado: embora a Dark Net ofereça ricos à sociedade em razão de atos ilícitos e cibercrimes nada mais é do que uma ferramenta da sociedade, e uma expressão da mesma, de seus anseios, intenções, subversões e mais profundas inseguranças. Metodologia: procedimento hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica bibliográfica-documental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados na Revista REDES concordam com os seguintes termos:
Os autores declaram ter ciência de que mantém os direitos autorais concedendo à REDES o direito à publicação.
Os autores declaram ter ciência de que o trabalho submetido será licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista.
Os autores declaram ter ciência que em virtude de os artigos publicados nesta revista tem acesso público e gratuito.
Os autores declaram, sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que têm ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão seu acesso à revista bloqueado.
Os autores declaram que – em caso de coautoria – todos contribuíram significativamente para a pesquisa.
Os autores obrigam-se a fornecer retratações e (ou) correções de erros em caso de eventual detecção.
Os autores obrigam-se a não publicar o texto submetido a REDES em outra Revista eletrônica (ou não).
A Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/.