Deep Web e Dark Web: implicações sociais e repercussões jurídicas

Autores

  • Fernanda Viero da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
  • Mateus de Oliveira Fornasier Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) http://orcid.org/0000-0002-1617-4270
  • Norberto Milton Paiva Knebel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v8i2.6756

Palavras-chave:

Deep Web, Dark Web, Cibercrimes, Privacidade.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as características da Deep Web e da Dark Net, compreendendo aspectos conceituais de ambas nomenclaturas (que muitas vezes são confundidas como sinônimos), abordando-se como tais plataformas marcadas pelo expressivo anonimato operam na sociedade contemporânea pautada pela utilização massiva de tecnologias. Objetivos específicos: i) esclarecer as diferenças entre Deep Web e Dark Web, investigando-se também questões atinentes à evolução de tais noções; ii) estudar de que formas a Dark Web proporciona a existência de mercados clandestinos com diversas destinações e toda uma lógica capitalista; iii) apresentar criticamente algumas das estratégias estatais para o policiamento e investigação de tais plataformas, além de se debater como tais estratégias se relacionam ao direito à privacidade dos usuários.  Resultado: embora a Dark Net ofereça ricos à sociedade em razão de atos ilícitos e cibercrimes nada mais é do que uma ferramenta da sociedade, e uma expressão da mesma, de seus anseios, intenções, subversões e mais profundas inseguranças. Metodologia: procedimento hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica bibliográfica-documental.

Biografia do Autor

Fernanda Viero da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Bolsista de Iniciação Científica (Pibic/CAPES). Acadêmica do curso de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Mateus de Oliveira Fornasier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com Pós-Doutorado em Direito e Teoria (Law and Theory) pela University of Westminster (Reino Unido).

Norberto Milton Paiva Knebel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Direito em movimento em perspectiva