Do multiculturalismo ao interculturalismo: fracasso ou aperfeiçoamento

Autores

  • Luís Antonio Zanotta Calçada
  • Bruno Heringer Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v6i2.3800

Palavras-chave:

Discriminação, Multiculturalismo, Interculturalismo, Reconhecimento.

Resumo

O movimento multiculturalista surgido no final do século passado reconhecia a sociedade como integrada por diferentes grupos culturais em busca de reconhecimento, tendo formulado diversas propostas de fomento a suas demandas. Em vista da persistência e até da exacerbação dos problemas relativos à discriminação, uma nova abordagem foi sugerida: o interculturalismo. O presente artigo, assim, busca refletir acerca dessa mudança de visão: o interculturalismo decorreu de um fracasso ou constitui um mero aperfeiçoamento do multiculturalismo?

Biografia do Autor

Luís Antonio Zanotta Calçada

Mestrando em Direito no Programa de Mestrado em Direito da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP, Pós-Graduado em Direito Administrativo, Pós-Graduado em Gestão Pública, Auditor-Fiscal da Receita Estadual. E-mail: lzanotta@terra.com.br.

Bruno Heringer Júnior

Doutor e mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor dos cursos de graduação e de mestrado da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP. Promotor de Justiça. E-mail: brunoheringerjunior@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Edição

Seção

Artigos