Do multiculturalismo ao interculturalismo: fracasso ou aperfeiçoamento

Autores/as

  • Luís Antonio Zanotta Calçada
  • Bruno Heringer Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v6i2.3800

Palabras clave:

Discriminação, Multiculturalismo, Interculturalismo, Reconhecimento.

Resumen

O movimento multiculturalista surgido no final do século passado reconhecia a sociedade como integrada por diferentes grupos culturais em busca de reconhecimento, tendo formulado diversas propostas de fomento a suas demandas. Em vista da persistência e até da exacerbação dos problemas relativos à discriminação, uma nova abordagem foi sugerida: o interculturalismo. O presente artigo, assim, busca refletir acerca dessa mudança de visão: o interculturalismo decorreu de um fracasso ou constitui um mero aperfeiçoamento do multiculturalismo?

Biografía del autor/a

Luís Antonio Zanotta Calçada

Mestrando em Direito no Programa de Mestrado em Direito da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP, Pós-Graduado em Direito Administrativo, Pós-Graduado em Gestão Pública, Auditor-Fiscal da Receita Estadual. E-mail: lzanotta@terra.com.br.

Bruno Heringer Júnior

Doutor e mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor dos cursos de graduação e de mestrado da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP. Promotor de Justiça. E-mail: brunoheringerjunior@gmail.com.

Publicado

2018-09-26

Número

Sección

Artigos