Hacktivism counter-hegemony and transnationalization of law: the case of Internet access limitation in Brazil and Anonymous' response from critical systems theory
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v6i1.4793Keywords:
Teoria Crítica dos Sistemas, Hacktivismo, Transnacionalização do Direito, Limitação do Acesso à Internet, Anonymous.Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o potencial contra-hegemônico do hacktivismo como luta jurídico-política praticada pelo Anonymous para resistir à limitação do acesso à internet imposta pelas empresas transnacionais no Brasil em 2016. Destaca-se no cenário da sociedade mundial a crescente expansão do sistema econômico, tecnológico e científico, por outro lado, as esferas políticas e jurídicas sofrem uma progressiva fragmentação e transnacionalização. A dissertação estrutura-se em três capítulos consolidados a partir da teoria crítica dos sistemas e de sua vertente pluralista constitucional representada pela teoria do constitucionalismo social. A metodologia de abordagem será interdisciplinar, indutiva ao material empírico coletado, sem perder de vista o comportamento crítico diante da pesquisa. No primeiro capítulo demonstram-se as infiltrações político-jurídicas do sistema econômico no setor das telecomunicações, bem como, os desdobramentos fáticos da limitação do acesso à internet no Brasil em 2016. Sobressai a necessidade de desenvolver o percurso da teoria social para as contextualizações históricas e fáticas, permitindo progredir com os conceitos teóricos por todo o capítulo. Igualmente, no segundo capítulo investiga-se, partindo dos conceitos teóricos para o contexto histórico e social do hacktivismo e da identidade coletiva Anonymous. Nesse mesmo capítulo, a identidade Anonymous é explorada como regime autoconstitucional fragmentado no interior dos ambientes virtuais do ciberespaço. No terceiro e último capítulo revela-se a colisão das expectativas normativas entre a formação hegemônica das organizações do sistema econômico e a identidade coletiva Anonymous. O levantamento empírico será realizado pela perspectiva dos atos discursivos realizados pela identidade coletiva Anonymous sobre o caso da limitação do acesso à internet, o filtro para esta análise utiliza-se da teoria do discurso ligado à democracia radical. Revelam-se expectativas normativas e práxis de resistência que colidem com a expansão do sistema econômico no setor das telecomunicações durante o caso da limitação do acesso à internet. A colisão de regimes demonstra as expectativas normativas advindas do ciberespaço e como estas se estabilizam e interagem com as demais ordens normativas. Conclui-se que no caso da limitação do acesso à internet, as expectativas contra-hegemônicas utilizam o hacktivismo, a transnacionalização do direito e a semântica do consumidor como formas de denúncia e resistência à exploração inerente da sociedade capitalista.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.