Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.6818Keywords:
legislação, educação à distância, acessibilidade, educação superior.Abstract
A educação é um direito assegurado na legislação brasileira às pessoas com deficiência. No entanto, sua materialização, por vezes, enfrenta diversos obstáculos. Este estudo tem como objetivo analisar como a legislação federal aborda a educação superior à distância e de que modo disciplina as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência nesta modalidade de educação. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método a análise documental e, como técnica, a análise de conteúdo na legislação pertinente, com ênfase nos meios capazes de proporcionar a equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência na educação superior. A educação superior à distância e as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência estão disciplinadas, de modo incipiente, em poucas normas legais recentes. Contudo, é fundamental que a matéria possua positivação mais abrangente, pois a educação à distância é uma modalidade educacional que possibilita a acessibilidade das pessoas com deficiência na educação superior, de modo que possam exercer o direito social à educação, em busca de seu desenvolvimento intelectual e social.
References
BARDIN, Laurence; Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL, 1966. Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 2009. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 2015. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13146.htm. Acesso em 18 abr. 2020.
BRASIL, 2017. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio-2017-784941-publicacaooriginal-152832-pe.html. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 2019. Portaria nº 2117, de 6 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em 18 abr. 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2019.
MACHADO, Andreia de Bem. SILVA, Andreza Regina Lopes da. SPANHOL Fernando. Intersecções da Educação a Distancia e Tecnologias Assistivas: um novo modo de inclusão social. TICs & EaD em Foco. São Luís, v.3 n.1, jan./jun. 2017 Disponível em: www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/download/170/226. Acesso em 15 abr. 2020.
MATTA, Cláudia Elaine da. FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara. Limites e possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior por meio da EAD na UNIFEI. EmRede Revista de Educação à Distância. 2015, v. 2, n. 1. p. 37-50. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/33/38. Acesso em 15 abr. 2020.
MAURO, Fádia Yasmin Costa. O direito de ser diferente: Uma análise do direito à educação inclusiva das pessoas com deficiência. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos). Instituto de Ciências Jurídicas. Universidade Federal do Pará. Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11057. Acesso em 15 abr. 2020.
MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. Editora Saraiva: 2009.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão. ano I, n. 1, p. 19-23, out., 2005.
SILVA, Michela Melo da. O processo de inclusão nos cursos EAD. Revista Includere. Universidade Federal Rural do Semiárido. v. 3, n. 1, 2017. P. 166-178. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7406. Acesso em 15 abr. 2020.
SILVA, Solange Cristina. da; BECHE, Rose Clér Estivalete; SOUZA, Márcio Vieira de. A acessibilidade na Educação à Distância. In: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto, 2011. UNIREDE. Disponível em: http://www.labmidiaeconhecimento.ufsc.br/files/2012/07/Artigo-Acessibilidade-na-EaD-ESUD.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.
TELES, Larissa Sampaio. O Direito à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Âmbito Escolar: uma análise da política de educação inclusiva nacional. Dissertação (Mestrado em Direito). Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis”. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21835. Acesso em 15 abr. 2020.
TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosco da Mota. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ciência da Informação, v. 31, n. 3, p. 83-91, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
World Wide Web Consortium (W3C). Cartilha de Acessibilidade na Web. W3C Brasil. Online. 2013. Disponível em: http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.