Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.6818Parole chiave:
legislação, educação à distância, acessibilidade, educação superior.Abstract
A educação é um direito assegurado na legislação brasileira às pessoas com deficiência. No entanto, sua materialização, por vezes, enfrenta diversos obstáculos. Este estudo tem como objetivo analisar como a legislação federal aborda a educação superior à distância e de que modo disciplina as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência nesta modalidade de educação. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método a análise documental e, como técnica, a análise de conteúdo na legislação pertinente, com ênfase nos meios capazes de proporcionar a equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência na educação superior. A educação superior à distância e as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência estão disciplinadas, de modo incipiente, em poucas normas legais recentes. Contudo, é fundamental que a matéria possua positivação mais abrangente, pois a educação à distância é uma modalidade educacional que possibilita a acessibilidade das pessoas com deficiência na educação superior, de modo que possam exercer o direito social à educação, em busca de seu desenvolvimento intelectual e social.
Riferimenti bibliografici
BARDIN, Laurence; Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL, 1966. Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 2009. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 2015. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13146.htm. Acesso em 18 abr. 2020.
BRASIL, 2017. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio-2017-784941-publicacaooriginal-152832-pe.html. Acesso em 15 abr. 2020.
BRASIL, 2019. Portaria nº 2117, de 6 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em 18 abr. 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2019.
MACHADO, Andreia de Bem. SILVA, Andreza Regina Lopes da. SPANHOL Fernando. Intersecções da Educação a Distancia e Tecnologias Assistivas: um novo modo de inclusão social. TICs & EaD em Foco. São Luís, v.3 n.1, jan./jun. 2017 Disponível em: www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/download/170/226. Acesso em 15 abr. 2020.
MATTA, Cláudia Elaine da. FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara. Limites e possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior por meio da EAD na UNIFEI. EmRede Revista de Educação à Distância. 2015, v. 2, n. 1. p. 37-50. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/33/38. Acesso em 15 abr. 2020.
MAURO, Fádia Yasmin Costa. O direito de ser diferente: Uma análise do direito à educação inclusiva das pessoas com deficiência. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos). Instituto de Ciências Jurídicas. Universidade Federal do Pará. Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11057. Acesso em 15 abr. 2020.
MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. Editora Saraiva: 2009.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão. ano I, n. 1, p. 19-23, out., 2005.
SILVA, Michela Melo da. O processo de inclusão nos cursos EAD. Revista Includere. Universidade Federal Rural do Semiárido. v. 3, n. 1, 2017. P. 166-178. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7406. Acesso em 15 abr. 2020.
SILVA, Solange Cristina. da; BECHE, Rose Clér Estivalete; SOUZA, Márcio Vieira de. A acessibilidade na Educação à Distância. In: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto, 2011. UNIREDE. Disponível em: http://www.labmidiaeconhecimento.ufsc.br/files/2012/07/Artigo-Acessibilidade-na-EaD-ESUD.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.
TELES, Larissa Sampaio. O Direito à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Âmbito Escolar: uma análise da política de educação inclusiva nacional. Dissertação (Mestrado em Direito). Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis”. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21835. Acesso em 15 abr. 2020.
TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosco da Mota. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ciência da Informação, v. 31, n. 3, p. 83-91, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
World Wide Web Consortium (W3C). Cartilha de Acessibilidade na Web. W3C Brasil. Online. 2013. Disponível em: http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados na Revista REDES concordam com os seguintes termos:
Os autores declaram ter ciência de que mantém os direitos autorais concedendo à REDES o direito à publicação.
Os autores declaram ter ciência de que o trabalho submetido será licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista.
Os autores declaram ter ciência que em virtude de os artigos publicados nesta revista tem acesso público e gratuito.
Os autores declaram, sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que têm ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão seu acesso à revista bloqueado.
Os autores declaram que – em caso de coautoria – todos contribuíram significativamente para a pesquisa.
Os autores obrigam-se a fornecer retratações e (ou) correções de erros em caso de eventual detecção.
Os autores obrigam-se a não publicar o texto submetido a REDES em outra Revista eletrônica (ou não).
A Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/.