Democratização da Educação Superior na legislação: Educação à Distância e acessibilidade às pessoas com deficiência

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v10i2.6818

Parole chiave:

legislação, educação à distância, acessibilidade, educação superior.

Abstract

A educação é um direito assegurado na legislação brasileira às pessoas com deficiência. No entanto, sua materialização, por vezes, enfrenta diversos obstáculos. Este estudo tem como objetivo analisar como a legislação federal aborda a educação superior à distância e de que modo disciplina as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência nesta modalidade de educação. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método a análise documental e, como técnica, a análise de conteúdo na legislação pertinente, com ênfase nos meios capazes de proporcionar a equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência na educação superior. A educação superior à distância e as condições de acessibilidade às pessoas com deficiência estão disciplinadas, de modo incipiente, em poucas normas legais recentes. Contudo, é fundamental que a matéria possua positivação mais abrangente, pois a educação à distância é uma modalidade educacional que possibilita a acessibilidade das pessoas com deficiência na educação superior, de modo que possam exercer o direito social à educação, em busca de seu desenvolvimento intelectual e social.

Biografie autore

Nathércia Pedott, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência em direito, com ênfase em direito socioambiental e direito do consumidor. Desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso na área Ambiental. Possui experiência acadêmica na área de Pesquisa e Extensão.

Valmôr Scott Scott Jr, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor Adjunto, na faculdade de Direito, da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel. Pesquisador e Orientador em temáticas que relacionam: Direito, Educação e Vulnerabilidade, tanto na graduação quanto na Pós-Graduação em Direito (Mestrado) - PPGD/UFPel, na Linha de Pesquisa 2 - Direito e Vulnerabilidade Social. Algumas informações acadêmicas e de produção: Doutorado em Educação/UFSM; Mestrado em Educação/UFSM; Especialização em Direito/UFSM; Licenciatura - PEG/UFSM; Graduação em Direito/UNICRUZ; Membro pesquisador no NUPEDIV - Núcleo de Pesquisas em Direitos Sociais e Vulnerabilidade; autor dos livros: Acessibilidade na Educação superior: desdobramentos jurídicos e; Afetividade na formação docente: entre o Direito e a Educação; Membro do Conselho Editorial da Editora Caxias. Autor de capítulos e artigos científicos em revistas indexadas na área do Direito e da Educação; Parecerista em periódico; Parecerista em comissão científica de eventos; Apresentador de comunicação oral em eventos internacionais (Ex.: Coimbra-Portugal) e nacionais, com anais; prefácio, entre outras atividades.

Riferimenti bibliografici

BARDIN, Laurence; Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL, 1966. Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15 abr. 2020.

BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 15 abr. 2020.

BRASIL, 2009. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 15 abr. 2020.

BRASIL, 2015. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13146.htm. Acesso em 18 abr. 2020.

BRASIL, 2017. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio-2017-784941-publicacaooriginal-152832-pe.html. Acesso em 15 abr. 2020.

BRASIL, 2019. Portaria nº 2117, de 6 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em 18 abr. 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2019.

MACHADO, Andreia de Bem. SILVA, Andreza Regina Lopes da. SPANHOL Fernando. Intersecções da Educação a Distancia e Tecnologias Assistivas: um novo modo de inclusão social. TICs & EaD em Foco. São Luís, v.3 n.1, jan./jun. 2017 Disponível em: www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/download/170/226. Acesso em 15 abr. 2020.

MATTA, Cláudia Elaine da. FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara. Limites e possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior por meio da EAD na UNIFEI. EmRede Revista de Educação à Distância. 2015, v. 2, n. 1. p. 37-50. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/33/38. Acesso em 15 abr. 2020.

MAURO, Fádia Yasmin Costa. O direito de ser diferente: Uma análise do direito à educação inclusiva das pessoas com deficiência. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos). Instituto de Ciências Jurídicas. Universidade Federal do Pará. Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11057. Acesso em 15 abr. 2020.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. Editora Saraiva: 2009.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão. ano I, n. 1, p. 19-23, out., 2005.

SILVA, Michela Melo da. O processo de inclusão nos cursos EAD. Revista Includere. Universidade Federal Rural do Semiárido. v. 3, n. 1, 2017. P. 166-178. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7406. Acesso em 15 abr. 2020.

SILVA, Solange Cristina. da; BECHE, Rose Clér Estivalete; SOUZA, Márcio Vieira de. A acessibilidade na Educação à Distância. In: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto, 2011. UNIREDE. Disponível em: http://www.labmidiaeconhecimento.ufsc.br/files/2012/07/Artigo-Acessibilidade-na-EaD-ESUD.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.

TELES, Larissa Sampaio. O Direito à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Âmbito Escolar: uma análise da política de educação inclusiva nacional. Dissertação (Mestrado em Direito). Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis”. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21835. Acesso em 15 abr. 2020.

TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosco da Mota. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ciência da Informação, v. 31, n. 3, p. 83-91, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

World Wide Web Consortium (W3C). Cartilha de Acessibilidade na Web. W3C Brasil. Online. 2013. Disponível em: http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.pdf. Acesso em 15 abr. 2020.

Pubblicato

2022-08-24

Fascicolo

Sezione

Artigos