Far beyond democratization: the University for All (ProUni) program through the prism of black decoloniality
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v8i2.7122Keywords:
Capitais, Decolonialidade Negra, Direito Humano à Educação.Abstract
Instituído por intermédio da Medida Provisória nº 213/2004, mais tarde convertida na Lei Federal 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos (ProUni) reformulou o acesso à educação terciária no Brasil ao garantir, principalmente, bolsas de estudo a estudantes vinculados a famílias economicamente vulneráveis que poderiam ou não encontrar pertencimento nas populações negra e autóctone-americana. Em contrapartida aos benefícios estudantis, as instituições particulares de ensino que estabeleceram vinculação com o Estado por meio do ProUni passaram receber isenções fiscais sobre tributos preponderantemente voltados ao financiamento do sistema de seguridade social, recuperando, no caso das instituições de educação privadas em sentido estrito (comerciais), parte dos benefícios fiscais perdidos a partir da adoção da forma mercantil. A sutura que une as expectativas de estudantes desprovidos de recursos econômicos e as demandas das instituições privadas de ensino terciário foi o ponto de partida da presente pesquisa, apontando-se, ao final do estudo, o pólo mais beneficiado pelo aparente consenso. Para identificar o lado para o qual pendia – ou ainda pende? – a balança harmonizada pela conciliação de anseios antagônicos, a investigação realizou três entrevistas, adotando como parâmetro avaliativo os relatos ofertados por egressos do bacharelado em Direito que obtiveram grau através do ProUni. Em hipótese, o estudo considerou que o diploma não oportuniza acesso aos trabalhos mais prestigiados do campo jurídico aos prounistas, alçando-os, por outro lado, isto é, em relação aos trabalhos exercidos longe da diplomação obtida, a ofícios de menor desgaste físico. A segunda hipótese conjecturou que os percursos estudantis dos egressos participantes da investigação foram atravessados por limitações raciais e sociais que encontrariam repetição no ato de validação laboral do diploma. A última hipótese pontuou que as dificuldades enfrentadas por prounistas brancos ganhariam contorno mais acentuado nas trajetórias estudantis e laborais de prounistas negros. O estudo traçou abordagem teórica interdisciplinar, suspendendo o universalismo abstrato que orienta o Direito e, em espécie, o direito humano à educação. Ao fim, as bases conceituais extraídas da revisão bibliográfica atravessaram os dados coletados nas entrevistas, evidenciando, no último capítulo, as contradições que constituem o ProUni como política pública mais benéfica ao campo econômico-educacional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.