A extensão universitária: uma experiência de ensino-aprendizagem que ajuda desenvolver as habilidades e competências dos estudantes de direito
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v11i2.9804Keywords:
Cursos de Direito. Aprendizagem. Atividade extensionista. Ensino com pesquisa. Pesquisa-ação.Abstract
O artigo problematiza o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes de Direito do Brasil. O modelo de ensino jurídico centrado na apresentação teórica do professor em sala de aula cedeu lugar às formas de construção do conhecimento que reservem ao discente um lugar ativo e participativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo de leis, doutrina e jurisprudência continua essencial para a formação técnica do bacharel em Direito, desde que realizados com o fim de formar um espírito crítico e reflexivo. Nesse processo participativo de aprendizagem, a extensão universitária possui um papel decisivo, já que favorece o desenvolvimento de uma consciência cidadã e postura mais ativa e transformadora, incluindo atividades de “ensino com pesquisa” e “pesquisa-ação”. A experiência docente concreta se refere a um projeto de extensão que visa contribuir a efetivar o direito de acesso à justiça das pessoas que vivem no entorno da universidade pública onde a autora atua.References
AGUIAR, R. A. R. de. Habilidades: ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
CAPELLA, J.-R. A aprendizagem da aprendizagem. Trad.: Miracy Gustin e M. Tereza Dias. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
CAPPELLETTI, M.; GARTH, B. Acesso à justiça. Trad.: Ellen G. Northfleet. Porto Alegre: Sergio Fabris, 2002.
CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Anais da 27. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt11/t1111.pdf >. Acesso em 10.04.2021.
COSTA, A.; SILVA, P. B. Extensão universitária brasileira: possibilidades, limitações e desafios. São Paulo: Nelpa, 2011.
COSTA, A. B. As origens do Núcleo de Prática Jurídica da UnB. In: SOUSA JR., J. G. de et al (Orgs.). A prática jurídica na UnB. Brasília: UnB, 2007.
COSTA, M. B. L. C. da; ORSINI, A. G. de S. Ensino jurídico: resolução de conflitos e educação para a alteridade. Revista da Faculdade de Direito UFMG, n. 56, p. 11-32, jan./jun. 2010.
DEMO, P. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
DESAULNIERS, J. B. R. Formação, competência e cidadania. Educação e Sociedade, n. 18 (60), 1997. Disponível em: . Acesso em 12.03.2021.
ENGELMANN. F. Sociologia do campo jurídico: juristas e usos do Direito. Porto Alegre: Sergio Fabris, 2006.
FOREXT (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária). Referências para a constituição de uma Política Nacional de Extensão nas ICES. SC: Univali, 2013.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GUSTIN, M. B. Uma pedagogia da emancipação. In: GUSTIN, M.; LIMA, P. Pedagogia da emancipação. Belo Horizonte: Fórum, 2010, p. 15-82.
LAMPERT, E. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 131-150, jan./jun. 2008.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2012.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad.: Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PEINHOPF, C. O avanço tecnológico no Direito: a necessidade de desenvolvimento de habilidades impreteríveis dos profissionais do Direito frente à nova realidade. In: SARLET, I. W.; BARBOSA, J. F.; LEAL, A. A. F.; SIQUEIRA, A. de B. (Orgs.). Direitos fundamentais: os desafios da igualdade e da tecnologia num mundo em transformação. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2020, p. 453-468. Disponível em: https://www.fundarfenix.com.br/direitos-fundamentais. Acesso em 12.09.2020.
PNEU – Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: <https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em 15.06.2021.
PÜSCHEL, F. P. Variações sobre um tema: uma experiência no ensino da dogmática jurídica. In: GHIRARDI, J. G.; VANZELLA, R. D. F. (Orgs.). Ensino jurídico participativo. São Paulo: FGV/Saraiva, 2009.
REHBINDER, M. Sociologia do Direito. Trad.: Márcio M. Leal. São Paulo: Saraiva, 2017.
RODRIGUES, J. R. A gestão da onipotência: ensinar Direito a iniciantes. In: GHIRARDI, J. G.; VANZELLA, R. D. F. (Orgs.). Ensino jurídico participativo: construção de programas, experiências didáticas. São Paulo: FGV/Saraiva, 2009.
SANTOS, B. de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, B. de S. Por uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2011.
SCABIN, F.; ACCA, T. Clínica de Direito. In: GHIRARDI, J. G. (Org.). Métodos de ensino em Direito: conceitos para um debate. São Paulo: FGV/Saraiva, 2009.
SILVA, L. T.; OLIVEIRA, C. L. de. O uso da didática no Direito: discussão e técnicas de ensino em grupo. In: SILVA, L. T.; XIMENES, J. M. (Coords.). Ensinar direito o Direito. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 71-105.
VIEIRA, H. L. C. O ensino jurídico em busca de um novo paradigma estruturante: a construção de competências e habilidades na educação superior em direito e o hiato entre a Resolução n. 9 e o Projeto Tuning. In: SILVA, L. T.; XIMENES, J. M. (Coords.). Ensinar direito o Direito. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 41-70.
TUTTMAN, M. T. Extensão universitária: uma alternativa viável? Anais do IV Seminário de Institucionalização da Extensão Universitária. Uberlândia: Letras, p. 69-71, 2000.
UFAL – Conselho Universitário (Consuni). Resolução n. 65, de 3.11.2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da UFAL.
UFAL. 2019. Projeto Político-Pedagógico (PPC) do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Alagoas. Maceió. Disponível em: <https://fda.ufal.br/graduacao/direito/ documentos/projeto-pedagogico/ppc-2019/view>. Acesso em 21.04.2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Direito e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.