A extensão universitária: uma experiência de ensino-aprendizagem que ajuda desenvolver as habilidades e competências dos estudantes de direito
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v11i2.9804Parole chiave:
Cursos de Direito. Aprendizagem. Atividade extensionista. Ensino com pesquisa. Pesquisa-ação.Abstract
O artigo problematiza o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes de Direito do Brasil. O modelo de ensino jurídico centrado na apresentação teórica do professor em sala de aula cedeu lugar às formas de construção do conhecimento que reservem ao discente um lugar ativo e participativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo de leis, doutrina e jurisprudência continua essencial para a formação técnica do bacharel em Direito, desde que realizados com o fim de formar um espírito crítico e reflexivo. Nesse processo participativo de aprendizagem, a extensão universitária possui um papel decisivo, já que favorece o desenvolvimento de uma consciência cidadã e postura mais ativa e transformadora, incluindo atividades de “ensino com pesquisa” e “pesquisa-ação”. A experiência docente concreta se refere a um projeto de extensão que visa contribuir a efetivar o direito de acesso à justiça das pessoas que vivem no entorno da universidade pública onde a autora atua.Riferimenti bibliografici
AGUIAR, R. A. R. de. Habilidades: ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
CAPELLA, J.-R. A aprendizagem da aprendizagem. Trad.: Miracy Gustin e M. Tereza Dias. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
CAPPELLETTI, M.; GARTH, B. Acesso à justiça. Trad.: Ellen G. Northfleet. Porto Alegre: Sergio Fabris, 2002.
CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. Anais da 27. Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2004. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt11/t1111.pdf >. Acesso em 10.04.2021.
COSTA, A.; SILVA, P. B. Extensão universitária brasileira: possibilidades, limitações e desafios. São Paulo: Nelpa, 2011.
COSTA, A. B. As origens do Núcleo de Prática Jurídica da UnB. In: SOUSA JR., J. G. de et al (Orgs.). A prática jurídica na UnB. Brasília: UnB, 2007.
COSTA, M. B. L. C. da; ORSINI, A. G. de S. Ensino jurídico: resolução de conflitos e educação para a alteridade. Revista da Faculdade de Direito UFMG, n. 56, p. 11-32, jan./jun. 2010.
DEMO, P. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
DESAULNIERS, J. B. R. Formação, competência e cidadania. Educação e Sociedade, n. 18 (60), 1997. Disponível em: . Acesso em 12.03.2021.
ENGELMANN. F. Sociologia do campo jurídico: juristas e usos do Direito. Porto Alegre: Sergio Fabris, 2006.
FOREXT (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária). Referências para a constituição de uma Política Nacional de Extensão nas ICES. SC: Univali, 2013.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GUSTIN, M. B. Uma pedagogia da emancipação. In: GUSTIN, M.; LIMA, P. Pedagogia da emancipação. Belo Horizonte: Fórum, 2010, p. 15-82.
LAMPERT, E. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 131-150, jan./jun. 2008.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MASSETO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2012.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad.: Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PEINHOPF, C. O avanço tecnológico no Direito: a necessidade de desenvolvimento de habilidades impreteríveis dos profissionais do Direito frente à nova realidade. In: SARLET, I. W.; BARBOSA, J. F.; LEAL, A. A. F.; SIQUEIRA, A. de B. (Orgs.). Direitos fundamentais: os desafios da igualdade e da tecnologia num mundo em transformação. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2020, p. 453-468. Disponível em: https://www.fundarfenix.com.br/direitos-fundamentais. Acesso em 12.09.2020.
PNEU – Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: <https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em 15.06.2021.
PÜSCHEL, F. P. Variações sobre um tema: uma experiência no ensino da dogmática jurídica. In: GHIRARDI, J. G.; VANZELLA, R. D. F. (Orgs.). Ensino jurídico participativo. São Paulo: FGV/Saraiva, 2009.
REHBINDER, M. Sociologia do Direito. Trad.: Márcio M. Leal. São Paulo: Saraiva, 2017.
RODRIGUES, J. R. A gestão da onipotência: ensinar Direito a iniciantes. In: GHIRARDI, J. G.; VANZELLA, R. D. F. (Orgs.). Ensino jurídico participativo: construção de programas, experiências didáticas. São Paulo: FGV/Saraiva, 2009.
SANTOS, B. de S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, B. de S. Por uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2011.
SCABIN, F.; ACCA, T. Clínica de Direito. In: GHIRARDI, J. G. (Org.). Métodos de ensino em Direito: conceitos para um debate. São Paulo: FGV/Saraiva, 2009.
SILVA, L. T.; OLIVEIRA, C. L. de. O uso da didática no Direito: discussão e técnicas de ensino em grupo. In: SILVA, L. T.; XIMENES, J. M. (Coords.). Ensinar direito o Direito. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 71-105.
VIEIRA, H. L. C. O ensino jurídico em busca de um novo paradigma estruturante: a construção de competências e habilidades na educação superior em direito e o hiato entre a Resolução n. 9 e o Projeto Tuning. In: SILVA, L. T.; XIMENES, J. M. (Coords.). Ensinar direito o Direito. São Paulo: Saraiva, 2015, p. 41-70.
TUTTMAN, M. T. Extensão universitária: uma alternativa viável? Anais do IV Seminário de Institucionalização da Extensão Universitária. Uberlândia: Letras, p. 69-71, 2000.
UFAL – Conselho Universitário (Consuni). Resolução n. 65, de 3.11.2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da UFAL.
UFAL. 2019. Projeto Político-Pedagógico (PPC) do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Alagoas. Maceió. Disponível em: <https://fda.ufal.br/graduacao/direito/ documentos/projeto-pedagogico/ppc-2019/view>. Acesso em 21.04.2021.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados na Revista REDES concordam com os seguintes termos:
Os autores declaram ter ciência de que mantém os direitos autorais concedendo à REDES o direito à publicação.
Os autores declaram ter ciência de que o trabalho submetido será licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista.
Os autores declaram ter ciência que em virtude de os artigos publicados nesta revista tem acesso público e gratuito.
Os autores declaram, sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que têm ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão seu acesso à revista bloqueado.
Os autores declaram que – em caso de coautoria – todos contribuíram significativamente para a pesquisa.
Os autores obrigam-se a fornecer retratações e (ou) correções de erros em caso de eventual detecção.
Os autores obrigam-se a não publicar o texto submetido a REDES em outra Revista eletrônica (ou não).
A Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/.