O lugar do município na federação brasileira: federalismo à brasileira, o desequilíbrio orçamentário e má gestão de recursos no Maranhão.

Autores/as

Palabras clave:

Município, Federalismo, Transferências, Maranhão

Resumen

O presente artigo analisa o percurso histórico pelo qual os municípios brasileiros passaram até que fossem alçados ao patamar de entes federativos, o que foi garantido pela Constituição da República de 1988. Esse processo emancipatório também impulsionou a criação desordenada dos entes comunais, criando uma série de cidades que não se sustentam com recursos próprios e dependem do recebimento de transferências financeiras oriundas de outros entes, como os repasses do FUNDEB realizados pela União. Desses recursos, há obrigação constitucional de prestação de contas, que não é realizada integralmente ou não o é a contento, ensejando o bloqueio das verbas e impossibilitando a realização de direitos sociais de primeira importância. Nesse cenário, se propõe a criação de consórcios municipais anticorrupção, responsáveis pelo assessoramento técnico das cidades mais problemáticas para auxiliá-las no cumprimento dos deveres de transparência e moralidade públicas.

Biografía del autor/a

Roberto Carvalho Veloso, Universidade Federal do Maranhão

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenador do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (UFMA). Juiz Federal.

Mylla Maria Sousa Sampaio, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Citas

AFONSO, José Roberto Rodrigues. Municípios, arrecadação e administração tributária: quebrando tabus. Revista do BNDES, v. 5, n. 10, ps. 03-36, Rio de Janeiro, 1998.

ARRETCHE, MARTA. Federalismo e democracia no Brasil: a visão da ciência política norte-americana. São Paulo em Perspectiva, v. 15, n. 4, p. 23-31. São Paulo, 2001.

BALDISSERA, Darlan Sampietro. Consórcios públicos intermunicipais no Brasil: panorama após os 10 anos da Lei 11.107/2005. Dissertação. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2015.

BAIÃO, Alexadre Lima; CUNHA, Armando Santos Moreira da; SOUZA, Flávio Sérgio Rezende Nunes de. O papel das transferências intergovernamentais na equalização fiscal dos municípios brasileiros. Revista do Serviço Público, ps. 583-609. Brasília, 2017.

BALTAZAR JÚNIOR, José Paulo. Crimes federais. 11ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

BOVO, José Muraci. Gastos sociais dos municípios e desequilíbrio financeiro. Revista da Administração Pública, ps. 93-117, 2001.

BRANDT, Cristina Thedim. A criação de municípios após a Constituição de 1988: o impacto sobre a repartição do FPM e a Emenda Constitucional nº 15, de 1996. Revista de Informação Legislativa, v. 47, n. 187, p. 59-75, jul./set. Brasília, 2010.

BRASIL. Senado Federal. Proposta a Emenda à Constituição – PEC do Pacto Federativo. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/arquivos/2019/11/05/pec-pacto-federativo-proposta-do-governo. Acesso em 06 nov 2019.

COSTA, Fábio Godim Pereira da; CAVALCANTE NETO, Orlando de Sá. Manual de Obtenção de Recursos Federais para os Municípios. Brasil – Senado Federal. Brasília – DF, 2012.

FIOROVANTE, Dea Guerra; PINHEIRO, Mauricio Mota Saboya; VIEIRA, Roberta da Silva. Lei de Responsabilidade fiscal e finanças públicas municipais: impactos sobre despesas com pessoal e endividamento. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ministério do Planejamento Econômico, Orçamento e Gestão. Brasília, 2006.

GASPARINI, Carlos Eduardo. MIRANDA, Rogério Boueri. Evolução dos aspectos legais e dos montantes de transferências realizadas pelo Fundo de Participação dos Municípios. Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – IPEA, 2006.

GOMES, Gustavo Maia; DOWELL, Maria Cristina Mac. Descentralização política, federalismo fiscal e criação de municípios: o que é mau para o econômico nem sempre é bom para o social. IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ministério do Planejamento Econômico, Orçamento e Gestão. Brasília, 2000.

G1. No Maranhão, esquema para desviar dinheiro da educação usava nomes de alunos fantasmas. Fantástico, 03 nov 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/11/03/no-maranhao-esquema-para-desviar-dinheiro-da-educacao-usava-nomes-de-alunos-fantasmas.ghtml. Acesso em 06 nov 2019.

HERMANY, Ricardo; GIACOBBO, Guilherme Estima. Descentralização e municipalismo no Brasil. In CONFEDERAÇÃO Nacional de Municípios – CNM. Municipalismo: perspectivas da descentralização na América Latina, na Europa e no Mundo – Brasília: CNM, 2017.

HORTA, Raul Machado. Reconstrução do federalismo brasileiro. Revista de Informação Legislativa, ano 18, n. 72. Brasília, 1981.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas populacionais para os municípios brasileiros em 01/07/2016.

LIMA, Sebastião de Magalhães. O federalismo. Companhia Nacional Editora: Lisboa, 1927.

MACHADO, José Angelo; ANDRADE, Marta Leone Costa. Cooperação intergovernamental, consórcios públicos e sistemas de distribuição de custos e benefícios. Revista da Administração Pública, ps. 695-720. Rio de Janeiro, 2014.

MAGALHÃES, João Carlos. Emancipação político-administrativa de municípios no Brasil. In: XAVIER YAWATA, Alexandre; ALBUQUERQUE, Carlos Wagner; MOTA, José Aroudo; PIANCASTELLI, Marcelo (orgs.). Dinâmica dos municípios. Rio de Janeiro: IPEA, 2007.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional – 14ª ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

PAZZAGLINI FILHO, Marino. Crimes de Responsabilidade dos Prefeitos. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, Angela Moulin S. Penalva. Federalismo no Brasil: uma abordagem da perspectiva dos Municípios. Revista de Direito da Cidade, v. 3, n. 1, ps. 95-123, 2011.

SOUZA, Celina. Federalismo, desenho constitucional e instituições federativas no Brasil pós-1988. Revista de Sociologia e Política, ano 08, nº 24. 2005.

TORRES, João Camilo de Oliveira. A formação do federalismo no Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Artigos