“Let me sing my rock and roll”: notas sobre direito, rock e sociedade

Autores

  • Amanda Muniz UFSC
  • Horácio Wanderlei Rodrigues IMED/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v6i1.3408

Palavras-chave:

Cultura de Massas, Direito, Rock.

Resumo

O trabalho pretende investigar as possibilidades de estudos entre direito e a “cultura de massas”, cujo expoente escolhido foi o rock. Compreendendo a cultura como um campo de significações simbólicas, entendemos ser possível travar um diálogo fértil entre as duas temáticas (direito e “cultura de massas”). Entendendo a relação do rock com a sociedade na qual se insere, procuramos salientar a possibilidade de nele identificar críticas e anseios sociais, bem como visões do Direito. Trata-se de um estudo que pretende lançar ao debate as relações entre cultura popular e sociedade, e de que forma essas relações poderiam ser utilizadas pelo Direito.

Biografia do Autor

Amanda Muniz, UFSC

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC. Mestra em Direito pelo PPGD/UFSC. Bacharela em Direito pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros - MG – FADISA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Conhecer Direito – NECODI (UFSC/CNPq). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Modelagem e Compreensão de Sistemas Sociais: Direito, Estado, Sociedade e Política (UFSC/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Extensão Direito das Mulheres (CCJ/UFSC). Membro do Núcleo de História e Rock – NEHROCK (CFH/UFSC). Bolsista CAPES. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3656942869359698. E-mail: amandai040@gmail.com.

Horácio Wanderlei Rodrigues, IMED/RS

Doutor e Mestre em Direito pela UFSC. Pós-doutorados em Filosofia/UNISINOS e em Educação/UFRGS. Professor Permanente do PPG Direito/IMED/RS. Professor Colaborador do PPGD/UFSC. Sócio fundador do CONPEDI e da ABEDi. Membro do Instituto Iberomericano de Derecho Procesal. Pesquisador do CNPq e da Fundação Meridional. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1611197174483443 / E-mail: horaciowr@gmail.br

Downloads

Publicado

2018-05-29

Edição

Seção

Artigos