Representações sociais de Manipuladores de alimentos sobre alimentação associadas a fatores socioeconômicos e nutricionais
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v13i1.12171Resumo
Objetivou-se investigar a associação entre as representações sociais de manipuladores de alimentos de contextos escolares públicos sobre sua alimentação com fatores socioeconômicos e nutricionais. Estudo descritivo transversal, em que os dados socioeconômicos, nutricionais e de representações sociais foram obtidos por meio de entrevista presencial, empregando um questionário semi-estruturado. Além disso, foi realizada a aferição de peso, altura e circunferência abdominal desses indivíduos. Para compreender a complexidade e nuances das representações sociais acerca da alimentação, utilizou-se o teste de Evocação Livre de Palavras (EVOC) e a análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Também foi realizada a avaliação antropométrica do estado nutricional, por meio do índice de Massa Corporal (IMC); verificado o risco de complicações metabólicas; e apurada a satisfação corporal, pela escala de Stunkard. Os 263 participantes, predominantemente do sexo feminino, apresentaram idade média de 45 anos, com até 8 anos de escolaridade e renda per capita entre meio e dois salários mínimos. A maioria (64,26%) tem a concepção positiva da sua alimentação associada a melhores indicadores de saúde como: menor circunferência abdominal, peso e IMC; e maior satisfação corporal. Termos como "saudável" e "segura" foram relacionados positivamente com a satisfação corporal. Observou-se também correspondência de maior insatisfação corporal com concepção negativa acerca de suas práticas alimentares. Conclui-se que as representações sociais dos manipuladores de alimentos estão associadas a aspectos nutricionais (antropométricos e satisfação corporal) e idade. Portanto, intervenções nutricionais para a promoção da alimentação adequada e saudável desses indivíduos devem levar em consideração essa associação para potencializar sua eficácia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.

Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.