Representações sociais de Manipuladores de alimentos sobre alimentação associadas a fatores socioeconômicos e nutricionais
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v13i1.12171Resumen
Objetivou-se investigar a associação entre as representações sociais de manipuladores de alimentos de contextos escolares públicos sobre sua alimentação com fatores socioeconômicos e nutricionais. Estudo descritivo transversal, em que os dados socioeconômicos, nutricionais e de representações sociais foram obtidos por meio de entrevista presencial, empregando um questionário semi-estruturado. Além disso, foi realizada a aferição de peso, altura e circunferência abdominal desses indivíduos. Para compreender a complexidade e nuances das representações sociais acerca da alimentação, utilizou-se o teste de Evocação Livre de Palavras (EVOC) e a análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Também foi realizada a avaliação antropométrica do estado nutricional, por meio do índice de Massa Corporal (IMC); verificado o risco de complicações metabólicas; e apurada a satisfação corporal, pela escala de Stunkard. Os 263 participantes, predominantemente do sexo feminino, apresentaram idade média de 45 anos, com até 8 anos de escolaridade e renda per capita entre meio e dois salários mínimos. A maioria (64,26%) tem a concepção positiva da sua alimentação associada a melhores indicadores de saúde como: menor circunferência abdominal, peso e IMC; e maior satisfação corporal. Termos como "saudável" e "segura" foram relacionados positivamente com a satisfação corporal. Observou-se também correspondência de maior insatisfação corporal com concepção negativa acerca de suas práticas alimentares. Conclui-se que as representações sociais dos manipuladores de alimentos estão associadas a aspectos nutricionais (antropométricos e satisfação corporal) e idade. Portanto, intervenções nutricionais para a promoção da alimentação adequada e saudável desses indivíduos devem levar em consideração essa associação para potencializar sua eficácia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.