A Tendência Antissocial em Crianças: uma Revisão Integrativa da Literatura

Autores

  • Ana Paula Medeiros Universidade de São Paulo
  • Valéria Barbieri Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18316/1465

Palavras-chave:

Tendência Antissocial, família, infância

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar uma revisão de literatura que envolva os temas:  Tendência Antissocial, família e infância.  Para isso, foram realizadas pesquisas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Portal Capes e ERIC. As palavras-chave utilizadas foram: Tendência Antissocial e família, sendo pesquisas em português, inglês e espanhol. Foram selecionadas para leitura na íntegra e análise 14 artigos, sendo cinco em português, seis em inglês e três em espanhol. De modo geral, os artigos procuram investigar a origem da Tendência Antissocial, verificar como se dá a relação da criança com seus familiares, analisar as diferenças de gênero com relação ao transtorno e discutir estratégias de intervenção. A análise dos trabalhos aponta para a importância de maior participação familiar no desenvolvimento da criança, de forma que suas necessidades sejam atendidas. Neste sentido, as intervenções devem ser realizadas com toda a família. Destaca-se a necessidade da realização de constantes pesquisas sobre a temática, a fim de conhecer melhor suas origens e formas de intervenção.

Biografia do Autor

Ana Paula Medeiros, Universidade de São Paulo

Psicóloga e Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Valéria Barbieri, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão