Educação e saúde em tempo integral: uma construção coletiva na escola

Autores

  • SABRINE BASSO BATALHA Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/1762

Palavras-chave:

Educação Integral, Bem-estar da criança, Saúde infantil

Resumo

O novo protagonismo dos tempos educativo-escolares que as instituições vivenciam, nomeados por escolas de tempo integral ajudam as famílias, possibilitando um período ampliado de atendimento, com novas possibilidades educativas de aprendizagem para o aluno. Nesta perspectiva, a autora relatará a experiência como coordenadora do turno integral de uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre- RS, no período de 2012 a 2014, com aproximadamente 290 alunos da faixa-etária de 03 a 12 anos de idade, onde surgiu a necessidade da escola inserir práticas saudáveis proporcionando ações que desenvolvessem o bem-estar físico, mental e social. As intervenções foram organizadas pela equipe do turno integral da escola, que objetivou a criação de ações de prevenção e promoção à saúde do escolar, sendo desenvolvidas por faixa etária, respeitando o nível maturacional. Os resultados proporcionaram uma construção coletiva a partir do conhecimento dos alunos sobre o tema saúde, partindo do diálogo, exposição áudio visual e de atividades práticas e lúdicas, criando e construindo um conceito amplo e significativo. O projeto saúde na escola de turno integral proporcionou a construção de um evento artístico anual que é apresentado pelos alunos que possibilita a conscientização sobre a importância da união da educação e da saúde na escola.

 

 

Biografia do Autor

SABRINE BASSO BATALHA, Unilasalle

Bacharel em Educação Física e Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) 2006. Especialista em Coordenação, supervisão e Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) 2010. Mestranda em Saúde e Desenvolvimento Humano pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) 2014.

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Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão