Educação e saúde em tempo integral: uma construção coletiva na escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/1762Palavras-chave:
Educação Integral, Bem-estar da criança, Saúde infantilResumo
O novo protagonismo dos tempos educativo-escolares que as instituições vivenciam, nomeados por escolas de tempo integral ajudam as famílias, possibilitando um período ampliado de atendimento, com novas possibilidades educativas de aprendizagem para o aluno. Nesta perspectiva, a autora relatará a experiência como coordenadora do turno integral de uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre- RS, no período de 2012 a 2014, com aproximadamente 290 alunos da faixa-etária de 03 a 12 anos de idade, onde surgiu a necessidade da escola inserir práticas saudáveis proporcionando ações que desenvolvessem o bem-estar físico, mental e social. As intervenções foram organizadas pela equipe do turno integral da escola, que objetivou a criação de ações de prevenção e promoção à saúde do escolar, sendo desenvolvidas por faixa etária, respeitando o nível maturacional. Os resultados proporcionaram uma construção coletiva a partir do conhecimento dos alunos sobre o tema saúde, partindo do diálogo, exposição áudio visual e de atividades práticas e lúdicas, criando e construindo um conceito amplo e significativo. O projeto saúde na escola de turno integral proporcionou a construção de um evento artístico anual que é apresentado pelos alunos que possibilita a conscientização sobre a importância da união da educação e da saúde na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.