Educação e saúde em tempo integral: uma construção coletiva na escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/1762Palabras clave:
Educação Integral, Bem-estar da criança, Saúde infantilResumen
O novo protagonismo dos tempos educativo-escolares que as instituições vivenciam, nomeados por escolas de tempo integral ajudam as famílias, possibilitando um período ampliado de atendimento, com novas possibilidades educativas de aprendizagem para o aluno. Nesta perspectiva, a autora relatará a experiência como coordenadora do turno integral de uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre- RS, no período de 2012 a 2014, com aproximadamente 290 alunos da faixa-etária de 03 a 12 anos de idade, onde surgiu a necessidade da escola inserir práticas saudáveis proporcionando ações que desenvolvessem o bem-estar físico, mental e social. As intervenções foram organizadas pela equipe do turno integral da escola, que objetivou a criação de ações de prevenção e promoção à saúde do escolar, sendo desenvolvidas por faixa etária, respeitando o nível maturacional. Os resultados proporcionaram uma construção coletiva a partir do conhecimento dos alunos sobre o tema saúde, partindo do diálogo, exposição áudio visual e de atividades práticas e lúdicas, criando e construindo um conceito amplo e significativo. O projeto saúde na escola de turno integral proporcionou a construção de um evento artístico anual que é apresentado pelos alunos que possibilita a conscientização sobre a importância da união da educação e da saúde na escola.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.