Dor, ansiedade e bullying: a educação física como promoção e prevenção em saúde à adolescentes

Autores

  • Régis Júnior Muniz Centro Universitário La Salle - Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1819

Palavras-chave:

Dor, Ansiedade, Bullying, Adolescente

Resumo

Estudar a criança e o adolescente é desafiador, instigante aos profissionais da área da saúde e educação. Os aspectos sociais, comportamentais, cognitivos, motores, físicos e fisiológicos, estão em pleno desenvolvimento nesta fase da vida e uma série de transformações os modifica rapidamente. Este estudo é um relato de experiência, onde, um educador físico realizou intervenções, duas vezes por semana, a um grupo de 15 meninas, adolescentes de 12 a 17 anos em uma escola do município de Capão da Canoa – RS. O objetivo do estudo consistia em proporcionar ao grupo participante um programa de exercícios físicos e, após palestras e mesas redondas sobre assuntos pertinentes a faixa etária, dor, ansiedade e bullying.  Dessa forma, o estudo contribui com a comunidade escolar, bem como a comunidade científica, colaborando nas linhas de estudo dos aspectos comportamentais, motores, cognitivos, físicos e fisiológicos da criança e do adolescente.

Biografia do Autor

Régis Júnior Muniz, Centro Universitário La Salle - Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano.

Educador Físico - Graduado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS. Pós-Graduação em Reabilitação e Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho, RJ. Mestrando em Saúde e Desenvolvimento Humano, Centro Universitário La Salle, Canoas, RS.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão