Desenvolvimento neuropsicológico e interação familiar no início da vida: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.3092Palavras-chave:
Interação Familiar, Desenvolvimento Neuropsicológico, Início da VidaResumo
O início da vida é um período sensível e único, durante o qual as experiências podem resultar em efeitos duradouros. Durante o início da vida, a qualidade do ambiente e experiências ao redor, em especial, a relação familiar, estão associadas ao desenvolvimento emocional e cognitivo na vida adulta. Experiências estressantes durante o início da vida podem modular a programação genética de circuitos específicos do cérebro, e aspectos emocionais e cognitivos de adaptação comportamental podem resultar em experiências estressantes na vida adulta. O objetivo desta revisão sistemática foi apresentar produções científicas que abordem o desenvolvimento neuropsicológico e a interação familiar no início da vida e suas possíveis consequências para a vida adulta. Realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs, no qual selecionou-se artigos relacionados às experiências adversas na infância e as possíveis consequências na vida adulta. Os resultados indicaram que o apoio emocional precoce e o investimento em intervenção preventiva no ambiente familiar em que a criança está inserida podem minimizar significativamente os efeitos negativos de possíveis traumas em sua vida adulta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.