Desenvolvimento neuropsicológico e interação familiar no início da vida: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v7i1.3092Palabras clave:
Interação Familiar, Desenvolvimento Neuropsicológico, Início da VidaResumen
O início da vida é um período sensível e único, durante o qual as experiências podem resultar em efeitos duradouros. Durante o início da vida, a qualidade do ambiente e experiências ao redor, em especial, a relação familiar, estão associadas ao desenvolvimento emocional e cognitivo na vida adulta. Experiências estressantes durante o início da vida podem modular a programação genética de circuitos específicos do cérebro, e aspectos emocionais e cognitivos de adaptação comportamental podem resultar em experiências estressantes na vida adulta. O objetivo desta revisão sistemática foi apresentar produções científicas que abordem o desenvolvimento neuropsicológico e a interação familiar no início da vida e suas possíveis consequências para a vida adulta. Realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs, no qual selecionou-se artigos relacionados às experiências adversas na infância e as possíveis consequências na vida adulta. Os resultados indicaram que o apoio emocional precoce e o investimento em intervenção preventiva no ambiente familiar em que a criança está inserida podem minimizar significativamente os efeitos negativos de possíveis traumas em sua vida adulta.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.