O acesso à informação em saúde bucal nos portais eletrônicos: o empoderamento do usuário nos municípios

Autores

  • Carolina Carvalho Menez Pinto Nascimento Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, São Paulo, Brasil.
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, São Paulo, Brasil.
  • Tânia Adas Saliba Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, São Paulo, Brasil.
  • Nemre Adas Saliba Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7735

Palavras-chave:

Acesso à informação, portais do paciente, saúde bucal, controle social formal

Resumo

Objetivo: Avaliar o acesso à informação em Saúde Bucal (SB) através da funcionalidade de alguns sites municipais, no que tange à acessibilidade/usabilidade dos sítios; às informações em SB disponibilizadas aos usuários; ao Controle Social sobre a administração; e à interatividade e participação do usuário.

Material e Método: Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de caráter descritivo-exploratório, tomando os portais dos 26 municípios do estado de São Paulo pertencentes ao Departamento Regional de Saúde XIII (DRS XIII), região administrativa da Secretaria Estadual de Saúde.

Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos sítios avaliados apresentaram Índices de Funcionalidade (IF) insatisfatórios. A média do IF dos municípios foi 12,24 e o desvio padrão 3,61, mínimo de 7 - Santa Rita do Passa Quatro e o máximo de 24 – Ribeirão Preto. A funcionalidade de cada dimensão, ofereceu certa confiança em termos de interatividade e participação, entretanto o mesmo não ocorreu para as demais categorias.

Conclusão: Conclui-se, que há a necessidade do Estado, de adequar-se não somente às leis vigentes, mas também às demandas da sociedade, modernizando a sua estrutura interna para que os sítios sejam efetivamente interativos e transparentes.

Biografia do Autor

Carolina Carvalho Menez Pinto Nascimento, Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Odontologia Faculdade de Odontologia de Araçatuba pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Saúde na Comunidade pela Universidade de São Paulo (2008). Especialista em Periodontia pela ABO-Santos (2012). Atualmente é cirurgiã dentista da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e doutoranda do Programa em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento odontológico domiciliar e hospitalar, higiene bucal, cirurgia oral menor, periodontia e atenção primária.

 

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos Originais