O acesso à informação em saúde bucal nos portais eletrônicos: o empoderamento do usuário nos municípios
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7735Palabras clave:
Acesso à informação, portais do paciente, saúde bucal, controle social formalResumen
Objetivo: Avaliar o acesso à informação em Saúde Bucal (SB) através da funcionalidade de alguns sites municipais, no que tange à acessibilidade/usabilidade dos sítios; às informações em SB disponibilizadas aos usuários; ao Controle Social sobre a administração; e à interatividade e participação do usuário.
Material e Método: Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de caráter descritivo-exploratório, tomando os portais dos 26 municípios do estado de São Paulo pertencentes ao Departamento Regional de Saúde XIII (DRS XIII), região administrativa da Secretaria Estadual de Saúde.
Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos sítios avaliados apresentaram Índices de Funcionalidade (IF) insatisfatórios. A média do IF dos municípios foi 12,24 e o desvio padrão 3,61, mínimo de 7 - Santa Rita do Passa Quatro e o máximo de 24 – Ribeirão Preto. A funcionalidade de cada dimensão, ofereceu certa confiança em termos de interatividade e participação, entretanto o mesmo não ocorreu para as demais categorias.
Conclusão: Conclui-se, que há a necessidade do Estado, de adequar-se não somente às leis vigentes, mas também às demandas da sociedade, modernizando a sua estrutura interna para que os sítios sejam efetivamente interativos e transparentes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.