O acesso à informação em saúde bucal nos portais eletrônicos: o empoderamento do usuário nos municípios
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7735Palavras-chave:
Acesso à informação, portais do paciente, saúde bucal, controle social formalResumo
Objetivo: Avaliar o acesso à informação em Saúde Bucal (SB) através da funcionalidade de alguns sites municipais, no que tange à acessibilidade/usabilidade dos sítios; às informações em SB disponibilizadas aos usuários; ao Controle Social sobre a administração; e à interatividade e participação do usuário.
Material e Método: Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de caráter descritivo-exploratório, tomando os portais dos 26 municípios do estado de São Paulo pertencentes ao Departamento Regional de Saúde XIII (DRS XIII), região administrativa da Secretaria Estadual de Saúde.
Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos sítios avaliados apresentaram Índices de Funcionalidade (IF) insatisfatórios. A média do IF dos municípios foi 12,24 e o desvio padrão 3,61, mínimo de 7 - Santa Rita do Passa Quatro e o máximo de 24 – Ribeirão Preto. A funcionalidade de cada dimensão, ofereceu certa confiança em termos de interatividade e participação, entretanto o mesmo não ocorreu para as demais categorias.
Conclusão: Conclui-se, que há a necessidade do Estado, de adequar-se não somente às leis vigentes, mas também às demandas da sociedade, modernizando a sua estrutura interna para que os sítios sejam efetivamente interativos e transparentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.