Espaço social alimentar de estudantes de um centro universitário no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9862Keywords:
Comportamento alimentar, Antropologia cultural, Estudantes, Instituições de ensino superiorAbstract
Objetivo: Compreender o espaço social e alimentar de estudantes de nutrição. Materiais e métodos: Tratou-se de um estudo transversal, observacional, quantitativo em 85 acadêmicos, ambos os sexos, do quinto ao nono semestre do curso. A coleta de dados ocorreu nas dependências do próprio centro universitário, localizado na cidade de Sobral, Ceará, Brasil, nos meses de fevereiro e março de 2020. Foram aplicados o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar e o The Eating Motivation Survey; e a escala de Linkert e o The Eating Motivition Survey para avaliar as respostas., além do alfa de Cronbach, o ínice de kappa e a correlação de Pearson. Resultados: Houve predominância de ingestão alimentar motivada por fatores externos, indicando uma desinibição ou perda de controle consequente de fatores externos intrínsecos aos alimentos ou à situação social em que são ingeridos. 72% dos participantes consideraram a “preferência” em fazer suas escolhas alimentares; 68%, a “necessidade e fome”, 63% os “hábitos”; e 55% a “saúde”. Também indicaram não realizar suas escolhas alimentares por “controle de emoções” e “normas sociais”. Conclusões: Preferência pelos alimentos, necessidade e fome, saúde e hábitos são as principais motivações para as escolhas alimentares sem interferência do controle de emoções e das normas sociais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Saúde e Desenvolvimento Humano

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.