Espaço social alimentar de estudantes de um centro universitário no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9862Palabras clave:
Comportamento alimentar, Antropologia cultural, Estudantes, Instituições de ensino superiorResumen
Objetivo: Compreender o espaço social e alimentar de estudantes de nutrição. Materiais e métodos: Tratou-se de um estudo transversal, observacional, quantitativo em 85 acadêmicos, ambos os sexos, do quinto ao nono semestre do curso. A coleta de dados ocorreu nas dependências do próprio centro universitário, localizado na cidade de Sobral, Ceará, Brasil, nos meses de fevereiro e março de 2020. Foram aplicados o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar e o The Eating Motivation Survey; e a escala de Linkert e o The Eating Motivition Survey para avaliar as respostas., além do alfa de Cronbach, o ínice de kappa e a correlação de Pearson. Resultados: Houve predominância de ingestão alimentar motivada por fatores externos, indicando uma desinibição ou perda de controle consequente de fatores externos intrínsecos aos alimentos ou à situação social em que são ingeridos. 72% dos participantes consideraram a “preferência” em fazer suas escolhas alimentares; 68%, a “necessidade e fome”, 63% os “hábitos”; e 55% a “saúde”. Também indicaram não realizar suas escolhas alimentares por “controle de emoções” e “normas sociais”. Conclusões: Preferência pelos alimentos, necessidade e fome, saúde e hábitos são as principais motivações para as escolhas alimentares sem interferência do controle de emoções e das normas sociais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saúde e Desenvolvimento Humano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.