Espaço social alimentar de estudantes de um centro universitário no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v11i3.9862Palavras-chave:
Comportamento alimentar, Antropologia cultural, Estudantes, Instituições de ensino superiorResumo
Objetivo: Compreender o espaço social e alimentar de estudantes de nutrição. Materiais e métodos: Tratou-se de um estudo transversal, observacional, quantitativo em 85 acadêmicos, ambos os sexos, do quinto ao nono semestre do curso. A coleta de dados ocorreu nas dependências do próprio centro universitário, localizado na cidade de Sobral, Ceará, Brasil, nos meses de fevereiro e março de 2020. Foram aplicados o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar e o The Eating Motivation Survey; e a escala de Linkert e o The Eating Motivition Survey para avaliar as respostas., além do alfa de Cronbach, o ínice de kappa e a correlação de Pearson. Resultados: Houve predominância de ingestão alimentar motivada por fatores externos, indicando uma desinibição ou perda de controle consequente de fatores externos intrínsecos aos alimentos ou à situação social em que são ingeridos. 72% dos participantes consideraram a “preferência” em fazer suas escolhas alimentares; 68%, a “necessidade e fome”, 63% os “hábitos”; e 55% a “saúde”. Também indicaram não realizar suas escolhas alimentares por “controle de emoções” e “normas sociais”. Conclusões: Preferência pelos alimentos, necessidade e fome, saúde e hábitos são as principais motivações para as escolhas alimentares sem interferência do controle de emoções e das normas sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde e Desenvolvimento Humano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.