Seletividade alimentar e dificuldades alimentares em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): estudo observacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v13i1.11911

Resumen

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Crianças com TEA frequentemente apresentam seletividade alimentar e comportamentos rígidos relacionados à alimentação, o que pode resultar em deficiências nutricionais significativas.

Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento alimentar e o perfil nutricional de crianças com TEA.

Materiais e Métodos: Foi conduzido um estudo com 20 crianças diagnosticadas com TEA em uma instituição de Criciúma (SC). A amostra foi selecionada de maneira não probabilística e anônima. Utilizou-se a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar no Transtorno do Espectro Autista (LABIRINTO), validada para o português. Os dados foram analisados utilizando o software Excel.

Resultados: As crianças avaliadas apresentaram idade média de 5 anos. Os resultados mostraram que a média de seletividade alimentar foi de 8,1,  comportamentos rígidos 10,4 e comportamentos opositores 5,1.

Conclusão: Comportamentos rígidos ligados à alimentação são um desafio significativo para crianças com TEA, e foram averiguados neste estudo. Estratégias para melhorar a aceitação alimentar devem ser encorajadas.

Publicado

2025-04-30

Número

Sección

Artigos Originais