Seletividade alimentar e dificuldades alimentares em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): estudo observacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v13i1.11911Resumen
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Crianças com TEA frequentemente apresentam seletividade alimentar e comportamentos rígidos relacionados à alimentação, o que pode resultar em deficiências nutricionais significativas.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento alimentar e o perfil nutricional de crianças com TEA.
Materiais e Métodos: Foi conduzido um estudo com 20 crianças diagnosticadas com TEA em uma instituição de Criciúma (SC). A amostra foi selecionada de maneira não probabilística e anônima. Utilizou-se a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar no Transtorno do Espectro Autista (LABIRINTO), validada para o português. Os dados foram analisados utilizando o software Excel.
Resultados: As crianças avaliadas apresentaram idade média de 5 anos. Os resultados mostraram que a média de seletividade alimentar foi de 8,1, comportamentos rígidos 10,4 e comportamentos opositores 5,1.
Conclusão: Comportamentos rígidos ligados à alimentação são um desafio significativo para crianças com TEA, e foram averiguados neste estudo. Estratégias para melhorar a aceitação alimentar devem ser encorajadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.