Seletividade alimentar e dificuldades alimentares em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): estudo observacional
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v13i1.11911Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento. Crianças com TEA frequentemente apresentam seletividade alimentar e comportamentos rígidos relacionados à alimentação, o que pode resultar em deficiências nutricionais significativas.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento alimentar e o perfil nutricional de crianças com TEA.
Materiais e Métodos: Foi conduzido um estudo com 20 crianças diagnosticadas com TEA em uma instituição de Criciúma (SC). A amostra foi selecionada de maneira não probabilística e anônima. Utilizou-se a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar no Transtorno do Espectro Autista (LABIRINTO), validada para o português. Os dados foram analisados utilizando o software Excel.
Resultados: As crianças avaliadas apresentaram idade média de 5 anos. Os resultados mostraram que a média de seletividade alimentar foi de 8,1, comportamentos rígidos 10,4 e comportamentos opositores 5,1.
Conclusão: Comportamentos rígidos ligados à alimentação são um desafio significativo para crianças com TEA, e foram averiguados neste estudo. Estratégias para melhorar a aceitação alimentar devem ser encorajadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.

Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.