Percepção da imagem corporal e estado nutricional de crianças em escola pública e privada de Fortaleza-CE
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4977Palabras clave:
Imagem Corporal, Crianças, Estado NutricionalResumen
Objetivos: Descrever a percepção da imagem corporal de crianças ao seu estado nutricional em uma escola pública e particular de Fortaleza-CE.
Metodologia: Estudo transversal, com amostra de 247 alunos na faixa etária de 7 a 10 anos de ambos os sexos. Foi realizada a avaliação antropométrica e a análise da percepção da imagem corporal, através da aplicação da escala de silhuetas.
Resultados: A escola privada apresentou maiores índices de obesidade destacando o sexo masculino (46%). Em relação à distorção da imagem corporal entre as escolas, obtiveram-se percentuais elevados e semelhantes, com destaque para a escola particular (78%) e ênfase nos meninos, os quais subestimavam sua imagem. Na insatisfação, a escola privada obteve os maiores índices (90%), com predominância também nos meninos. Constatou-se que a maior parte da amostra insatisfeita desejava ter uma silhueta menor (58%) e que, na escola privada, os maiores índices de insatisfação eram pertinentes aos meninos com excesso de peso (52%).
Conclusões: Há indícios de distorção e insatisfação corporal em ambos os sexos e escolas, com enfoque no gênero masculino, e os níveis de insatisfação sobressaem nos indivíduos com excesso de peso. Evidencia-se, portanto, uma relação significativa entre o estado nutricional e a percepção da imagem corporal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.