Qualidade de vida de crianças e adolescentes praticantes de esportes: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.9020

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Crianças, Adolescentes, Esportes

Resumen

Mensurar a qualidade de vida(QV) de crianças e adolescentes é de suma importância para o desenvolvimento de ações que busquem contemplar o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Neste artigo, será investigada, portanto, a qualidade de vida relacionada à saúde(QVRS) e à prática de esportes ou atividades físicas por meio de uma revisão sistemática de três bases de dados: Scopus, MEDLINE/PubMed e Embase. A metodologia de revisão foi registrada sob protocolo PROSPERO: CRD42021252855. Foram incluídos estudos que tivessem avaliado a QVRS de crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos, com ou sem doenças crônicas, praticantes de qualquer modalidade de esportes ou praticantes de atividades físicas. Os resultados indicam que os estudos sistematizados foram realizados nos países de Irã, Estados Unidos, Chile, Austrália, Reino Unido, Brasil, Holanda, Noruega, Espanha e Dinamarca. Dessa maneira, a amostra total disponível foi de 14.511 crianças e adolescentes. Em todos os artigos, foi possível notar que a prática de atividade física ou de esportes está relacionada a uma melhora nos indicadores da QV. Mesmo quando aplicada de maneira adaptada, a atividade física por si só tende a auxiliar no desenvolvimento saudável desses sujeitos, principalmente em questões ligadas ao sedentarismo, obesidade e estilo de vida.

Biografía del autor/a

Diego Matheus Schaab, Universidade Feevale

Possui graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Feevale (2018), é mestre (2020) e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela mesma instituição. Bolsista CAPES. Pesquisa Qualidade de Vida e Inclusão, com o foco nos seguintes temas: aptidão física e qualidade de vida relacionada a saúde.

Mônica Faber, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale(2021) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Estadual de Educação Sapiranga(2008). Tem experiência na área de Educação Física.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atua na linha de pesquisa: Saúde e Inclusão Social com enfoque para a temática na Obesidade, Crescimento Físico e Desenvolvimento Motor na Infância e Adolescência. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Realizou Estágio em Pesquisa na Rede Sarah de Hospitais em Brasília, na área de reabilitação. Possui Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

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Publicado

2022-10-11

Número

Sección

Artigos de Revisão