Obesidade gestacional: monitoramento espacial no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6665Palavras-chave:
Obesidade, Ganho de Peso na Gestação, Gravidez, GestantesResumo
Objetivo: avaliar a prevalência da obesidade no período gestacional nas dimensões temporal e espacial no Estado de São Paulo.
Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, ecológico realizado no período de 2008 a 2019. Os dados foram coletados nos sistemas públicos do Datasus e SISVAN. Foram realizadas análises espaciais com taxa bruta e padronizada da obesidade gestacional, utilizando os índices de Moran Global e Moran Local. Também foi realizada análise de tendência para o período com modelo de regressão de Prais-Winsten (p<0.05).
Resultados: Foram cadastradas no SISVAN 835.608 gestantes, destas 21,55% (n=180.041) encontravam-se na condição de obesidade. A taxa de prevalência teve variação 12,17 a 30,28 entre os anos de 2008 e 2019. A análise da distribuição espacial da obesidade na gestação apresentou correlação com o espaço territorial estudado. Na análise temporal, verificou-se tendência crescente (p=0,02) para as projeções de 2020 a 2022 no número de casos de mulheres grávidas com obesidade.
Conclusão: Conclui-se que a obesidade gestacional possui correlação com a distribuição espacial no Estado de São Paulo, bem como, tendência crescente para os próximos anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.