A relevância dos estudos de Paulo Freire na formação de professores de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10508

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino Crítico-reflexivo, Educação, Freire, Estudo Bibliográfico.

Resumo

Este trabalho discute a importância dos estudos de Paulo Freire e busca identificar referências ao educador presentes nas publicações científicas (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações/BDTD), entre os anos de 2018 e 2021. A metodologia é bibliográfica e problematiza quanto à questão da formação de professores de Língua Portuguesa. Os resultados indicam que não há pesquisas elaboradas à luz do pensamento de Freire imbricados à Língua Portuguesa e formação docente, fato que suscita apreender que temáticas e valores freirianos não estão contemplados como deveriam, dado que a formação no campo da linguagem é o espaço-tempo da formação crítica e reflexiva.

Biografia do Autor

Adriana Claudia Martins, Universidade Franciscana (UFN/RS)

Adriana Claudia Martins

Docente na Universidade Franciscana (UFN/RS)

Dra em Letras e Dra em Educação (UFSM)

Mestre em Letras (UCPEL)

Franciélle Fagundes dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Educação Especial (UFSM); Graduada em Língua Portuguesa (UNINTER), Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (UNINTER).

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Publicado

2023-06-06

Edição

Seção

Dossiê