A relevância dos estudos de Paulo Freire na formação de professores de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10508Palabras clave:
Língua Portuguesa, Ensino Crítico-reflexivo, Educação, Freire, Estudo Bibliográfico.Resumen
Este trabalho discute a importância dos estudos de Paulo Freire e busca identificar referências ao educador presentes nas publicações científicas (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações/BDTD), entre os anos de 2018 e 2021. A metodologia é bibliográfica e problematiza quanto à questão da formação de professores de Língua Portuguesa. Os resultados indicam que não há pesquisas elaboradas à luz do pensamento de Freire imbricados à Língua Portuguesa e formação docente, fato que suscita apreender que temáticas e valores freirianos não estão contemplados como deveriam, dado que a formação no campo da linguagem é o espaço-tempo da formação crítica e reflexiva.Citas
AROUCHE, I. L. R. Letramentos críticos na formação inicial de professores de inglês como língua estrangeira. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo - RS, 2020.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
______. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Conscientização – Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Centauro, 2001.
______. Extensão ou Comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra - Trad. de Rosisca Darcy de Oliveira/prefácio de Jacques Chonchol, 1983.
______; SHOR. I. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. 7. edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GONÇALVES, M. F. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: fragmentos da prática em relatos escritos de professoras alfabetizadoras. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Paraná. Paraná, 2018.
KAIRALLAH, S. K. Professores de inglês da rede pública na Cultura Digital: mapeando suas percepções acerca da tecnologia e da competência digital. Dissertação de Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa, Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, 2020.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARTINS. A.C. Processo formativo de professores de Língua Portuguesa: Ser formador e Ser professor sem álibis. 1. Ed. Jundiaí [SP]: Paco Editorial, 2018.
MAZONI, L. M. O ensino de português para os Kadiwéu - realidade, desafios e estratégias para professores indígenas. Tese de Doutorado – Programa de Filologia e Língua Portuguesa, Universidade de São Paulo. 2019.
NONATO, A. A. L. O trabalho colaborativo na formação contínua de professores dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Barueri. Dissertação de Mestrado em Educação: Formação de Professores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2020.
MAZZACOTTE, A. C. B. História de vida de uma professora surda e sua prática pedagógica na educação básica. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná, 2018.
MOYSES, A. M. O Livro Didático Numa Relação Dialógica: As Atividades de Compreensão Textual Como Práticas Discursivas. Dissertação de Mestrado em Linguística, Universidade Federal do Espírito Santo. Espirito Santo, 2018.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote. 1995a. p. 15-34.
______. Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Editora Porto, 1995b. p. 11-25.
NEGOSEKI, C. M. O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor. Dissertação de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná, 2018.
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. New York : Basic Books, 1983.
SILVA, S. P. Saberes em movimento: a tessitura complexa emergente de práticas de professores do Ensino Superior. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2019.
ZANETTE, C. R. A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública. Tese em Doutorado em Educação, Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2019
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.