Ressignificando Paulo Freire: uma vivência interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10511Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação libertadora. Paulo Freire.Resumo
Considerando as diferentes épocas e eventuais mudanças sociopolíticas, viver Paulo Freire e refletir Paulo Freire torna o presente um objetivo do passado, esse artigo insere-se no debate explorando as diversas obras do autor, tipos de leitores e sobretudo identificação e interpretação da conjuntura política atual, a questão interdisciplinar entre as práticas educativas na escola e adaptações nas realidades do mercado de trabalho, o trabalho investigativo sugere que uma educação para a liberdade não está limitada somente à sala de aula, e sim em diversos espaços onde se tem interação social e interdisciplinaridade dos saberes e situações.Referências
ADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo : Cortez, 1996.
AGÊNCIA CEUB. Paulo Freire, 100 anos: pesquisador analisa ataques a Patrono da Educação. Agência de notícias, 2021. Acesso em: 24/10/2022 disponível em: https://agenciadenoticias.uniceub.br/destaque/paulo-freire-100-anos-por-que-em-2021-patrono-da-educacao-no-brasil-e-atacado/
AZEVEDO, José Clóvis. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias. Petrópolis: Vozes, 2000.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo : Cortez, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler [livro eletrônico] : em três artigos que se completam / Paulo Freire. --São Paulo : Cortez, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização e apresentação de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213p. ISBN 85-219-0005-8
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 93 p.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 158 .p
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1995. 239 p. ISBN 85-218-0145-9.
QUELUZ, Ana Gracinda. (Org.) Interdisciplinaridade: formação de profissionais da educação. São Paulo: Pioneira, 2000.
SÍVERES, Luis. (Org.) Diálogos com Paulo Freire. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.
ZITKOSKI, J.J.; STRECK, D.R.; REDIN, E. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.