Ressignificando Paulo Freire: uma vivência interdisciplinar

Autores

  • Fabiola Rebessi Zillo USP - UNIFEOB
  • Rafaela Rebessi Zillo USP/UNIVESP/ANHANGUERA

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10511

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação libertadora. Paulo Freire.

Resumo

Considerando as diferentes épocas e eventuais mudanças sociopolíticas, viver Paulo Freire e refletir Paulo Freire torna o presente um objetivo do passado, esse artigo insere-se no debate explorando as diversas obras do autor, tipos de leitores e  sobretudo identificação e  interpretação da conjuntura política atual, a questão  interdisciplinar entre as práticas educativas na escola e adaptações nas realidades do  mercado de trabalho, o trabalho investigativo sugere que uma educação para a liberdade  não está limitada somente à sala de aula, e sim em diversos espaços onde se tem  interação social e interdisciplinaridade dos saberes e situações.

Biografia do Autor

Fabiola Rebessi Zillo, USP - UNIFEOB

Bibliotecária (USP) Especialista em Tecnologia da Informação (UNIDERP)

Rafaela Rebessi Zillo, USP/UNIVESP/ANHANGUERA

Mestra em Ciências (USP) Cientista dos Alimentos (USP) Graduanda em Pedagogia (UNIVESP)

Referências

ADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo : Cortez, 1996.

AGÊNCIA CEUB. Paulo Freire, 100 anos: pesquisador analisa ataques a Patrono da Educação. Agência de notícias, 2021. Acesso em: 24/10/2022 disponível em: https://agenciadenoticias.uniceub.br/destaque/paulo-freire-100-anos-por-que-em-2021-patrono-da-educacao-no-brasil-e-atacado/

AZEVEDO, José Clóvis. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias. Petrópolis: Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo : Cortez, 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler [livro eletrônico] : em três artigos que se completam / Paulo Freire. --São Paulo : Cortez, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização e apresentação de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213p. ISBN 85-219-0005-8

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 93 p.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 158 .p

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1995. 239 p. ISBN 85-218-0145-9.

QUELUZ, Ana Gracinda. (Org.) Interdisciplinaridade: formação de profissionais da educação. São Paulo: Pioneira, 2000.

SÍVERES, Luis. (Org.) Diálogos com Paulo Freire. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.

ZITKOSKI, J.J.; STRECK, D.R.; REDIN, E. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Edição

Seção

Dossiê