Ressignificando Paulo Freire: uma vivência interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10511Palabras clave:
Interdisciplinaridade. Educação libertadora. Paulo Freire.Resumen
Considerando as diferentes épocas e eventuais mudanças sociopolíticas, viver Paulo Freire e refletir Paulo Freire torna o presente um objetivo do passado, esse artigo insere-se no debate explorando as diversas obras do autor, tipos de leitores e sobretudo identificação e interpretação da conjuntura política atual, a questão interdisciplinar entre as práticas educativas na escola e adaptações nas realidades do mercado de trabalho, o trabalho investigativo sugere que uma educação para a liberdade não está limitada somente à sala de aula, e sim em diversos espaços onde se tem interação social e interdisciplinaridade dos saberes e situações.Citas
ADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo : Cortez, 1996.
AGÊNCIA CEUB. Paulo Freire, 100 anos: pesquisador analisa ataques a Patrono da Educação. Agência de notícias, 2021. Acesso em: 24/10/2022 disponível em: https://agenciadenoticias.uniceub.br/destaque/paulo-freire-100-anos-por-que-em-2021-patrono-da-educacao-no-brasil-e-atacado/
AZEVEDO, José Clóvis. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias. Petrópolis: Vozes, 2000.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo : Cortez, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler [livro eletrônico] : em três artigos que se completam / Paulo Freire. --São Paulo : Cortez, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização e apresentação de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213p. ISBN 85-219-0005-8
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 93 p.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 158 .p
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1995. 239 p. ISBN 85-218-0145-9.
QUELUZ, Ana Gracinda. (Org.) Interdisciplinaridade: formação de profissionais da educação. São Paulo: Pioneira, 2000.
SÍVERES, Luis. (Org.) Diálogos com Paulo Freire. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.
ZITKOSKI, J.J.; STRECK, D.R.; REDIN, E. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.