Educação para o lazer e para o meio ambiente a partir de um brinquedo robô: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin

Autores

  • Cinthia Lopes da Silva Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Regimari C. R. Beppler Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).
  • Elisabeth Wichinheski, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Leizi Hineraske Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10518

Palavras-chave:

Educação, Lazer, Meio ambiente, Cultura

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar uma proposta de educação para o lazer e para o meio ambiente a partir de um brinquedo robô e do diálogo entre Paulo Freire e Mikhail Bakthin. Trata-se de um relato de experiência com análise de natureza qualitativa com uso de técnicas de investigação - a observação participante e o diário de campo. Os resultados obtidos indicam que o brinquedo robô é uma importante estratégia didática que desperta o interesse e curiosidade dos estudantes para o cuidado com o meio ambiente e para as atividades do contexto do lazer.

Biografia do Autor

Cinthia Lopes da Silva, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) desde 2022. Foi professora por 13 anos atuante na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Regimari C. R. Beppler, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Mestranda em Educação pela UNIPLAC

Elisabeth Wichinheski,, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Mestranda em Educação pela UNIPLAC

Leizi Hineraske, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Mestranda em Educação pela UNIPLAC

Referências

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Publicado

2023-06-06

Edição

Seção

Dossiê