Educação para o lazer e para o meio ambiente a partir de um brinquedo robô: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10518Palavras-chave:
Educação, Lazer, Meio ambiente, CulturaResumo
Este texto tem como objetivo analisar uma proposta de educação para o lazer e para o meio ambiente a partir de um brinquedo robô e do diálogo entre Paulo Freire e Mikhail Bakthin. Trata-se de um relato de experiência com análise de natureza qualitativa com uso de técnicas de investigação - a observação participante e o diário de campo. Os resultados obtidos indicam que o brinquedo robô é uma importante estratégia didática que desperta o interesse e curiosidade dos estudantes para o cuidado com o meio ambiente e para as atividades do contexto do lazer.
Referências
BETRÁN, J.O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha:
as atividades físicas de aventura na natureza. In: MARINHO, A.; BRUHNS,
H.T.(Orgs.). Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13ed. Paz e Terra, 1998.
BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Universidade de Brasília, 1987.
__________.(Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 11 ed. Campinas: Papirus, 1987.
MILLER, M. T. Situational Pedagogy: How Adult Educators Effectively Teach Leisure Education Classes to Mature Adult Learners. Journal of Lifelong Learning, Thousand Oaks, v. 25, n. 1, p. 69-77, 2016.
MINAYO, M. C. S. et al (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes,1994.
VALLADARES, l. Os dez mandamentos da observação participante. Rev. Bras. Ci. Soc., v. 22, n. 63, p.1-4, 2007.
WHYTE, W. F. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.