Educação para o lazer e para o meio ambiente a partir de um brinquedo robô: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.vi51.10518Keywords:
Educação, Lazer, Meio ambiente, CulturaAbstract
Este texto tem como objetivo analisar uma proposta de educação para o lazer e para o meio ambiente a partir de um brinquedo robô e do diálogo entre Paulo Freire e Mikhail Bakthin. Trata-se de um relato de experiência com análise de natureza qualitativa com uso de técnicas de investigação - a observação participante e o diário de campo. Os resultados obtidos indicam que o brinquedo robô é uma importante estratégia didática que desperta o interesse e curiosidade dos estudantes para o cuidado com o meio ambiente e para as atividades do contexto do lazer.
References
BETRÁN, J.O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha:
as atividades físicas de aventura na natureza. In: MARINHO, A.; BRUHNS,
H.T.(Orgs.). Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13ed. Paz e Terra, 1998.
BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Universidade de Brasília, 1987.
__________.(Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 11 ed. Campinas: Papirus, 1987.
MILLER, M. T. Situational Pedagogy: How Adult Educators Effectively Teach Leisure Education Classes to Mature Adult Learners. Journal of Lifelong Learning, Thousand Oaks, v. 25, n. 1, p. 69-77, 2016.
MINAYO, M. C. S. et al (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes,1994.
VALLADARES, l. Os dez mandamentos da observação participante. Rev. Bras. Ci. Soc., v. 22, n. 63, p.1-4, 2007.
WHYTE, W. F. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercial.