Família e Mulheres: representações docentes e implicações sobre gênero

Autores

  • Fabiane Freire França Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Mourão
  • Viviane Cristina Ferreira Gloor Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Mourão, UNESPAR-FECILCAM

DOI:

https://doi.org/10.18316/1222

Palavras-chave:

Educação, Família, Mulher, Gênero

Resumo

O presente artigo apresenta os principais resultados referentes a um projeto realizado entre 2011 e 2012 com docentes de uma escola municipal de Campo Mourão, Paraná. O intuito do trabalho foi o de investigar as representações das professoras participantes da pesquisa no que diz respeito às mulheres e à família, tendo como objeto de estudo as narrativas apresentadas em sala de aula e nos encontros estabelecidos para discussão de alguns temas geracionais, a citar: gênero, sexo e sexualidade na educação escolar. Fundamentando-se em literatura especializada (BOURDIEU, 2010; LOURO, 1997; 2007) e nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de gênero, que nos apresentam um panorama sobre as mulheres e a constituição da família ao longo da história, foram realizadas observações no campo de atuação das docentes e um grupo de estudos quinzenal com as mesmas. As narrativas expostas permitiram responder quais eram as representações sobre família e mulher apresentadas por professoras das séries iniciais do ensino fundamental no atual contexto educacional e, sobretudo, possibilitaram concluir que, apesar de reconhecerem que a divisão sexual do trabalho hierarquiza as relações entre gêneros, as professoras ainda legitimam a posição de subordinação das mulheres.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Mourão

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de  Maringá (2005). Mestre em Educação pela mesma instituição (2009) com pesquisa voltada à formação de professores e o conceito de gênero. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Mourão, UNESPAR-FECILCAM.

Viviane Cristina Ferreira Gloor, Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Mourão, UNESPAR-FECILCAM

Graduanda do 4º ano do curso de Pedagogia. Foi bolsista de PIBIC pelo Núcleo de Pesquisa Muldisciplinar - NUPEM/FECILCAM entre os anos de 2011-2012.

Referências

ALBORNOZ, S. (coord.). Na Condição de Mulher. Santa Cruz do Sul: Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1985.

ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1990.

BOURDIEU, P. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

______. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 7-34.

PERROT, M. Mulheres Públicas. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. – (Coleção Brasil Urgente).

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, V. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

______. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SOUZA, R. F. Androcentrismo. Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos/humanas/sociologia/androcentrismo-6724/artigo/>. Acesso em 16.08.2012.

WEEKS, J. O Corpo e a Sexualidade. In: LOURO, G. L. (org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

WORTMANN, M. L. C.; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos Culturais da Ciência & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Edição

Seção

Dossiê