Família e Mulheres: representações docentes e implicações sobre gênero
DOI:
https://doi.org/10.18316/1222Palabras clave:
Educação, Família, Mulher, GêneroResumen
O presente artigo apresenta os principais resultados referentes a um projeto realizado entre 2011 e 2012 com docentes de uma escola municipal de Campo Mourão, Paraná. O intuito do trabalho foi o de investigar as representações das professoras participantes da pesquisa no que diz respeito às mulheres e à família, tendo como objeto de estudo as narrativas apresentadas em sala de aula e nos encontros estabelecidos para discussão de alguns temas geracionais, a citar: gênero, sexo e sexualidade na educação escolar. Fundamentando-se em literatura especializada (BOURDIEU, 2010; LOURO, 1997; 2007) e nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de gênero, que nos apresentam um panorama sobre as mulheres e a constituição da família ao longo da história, foram realizadas observações no campo de atuação das docentes e um grupo de estudos quinzenal com as mesmas. As narrativas expostas permitiram responder quais eram as representações sobre família e mulher apresentadas por professoras das séries iniciais do ensino fundamental no atual contexto educacional e, sobretudo, possibilitaram concluir que, apesar de reconhecerem que a divisão sexual do trabalho hierarquiza as relações entre gêneros, as professoras ainda legitimam a posição de subordinação das mulheres.
Citas
ALBORNOZ, S. (coord.). Na Condição de Mulher. Santa Cruz do Sul: Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1985.
ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1990.
BOURDIEU, P. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
______. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 7-34.
PERROT, M. Mulheres Públicas. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. – (Coleção Brasil Urgente).
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, V. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
______. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOUZA, R. F. Androcentrismo. Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos/humanas/sociologia/androcentrismo-6724/artigo/>. Acesso em 16.08.2012.
WEEKS, J. O Corpo e a Sexualidade. In: LOURO, G. L. (org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
WORTMANN, M. L. C.; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos Culturais da Ciência & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.