A nacionalização do ensino nas páginas do correio de São Leopoldo (1937-1945)
DOI:
https://doi.org/10.18316/1717Palavras-chave:
História, Jornal, Estado-Novo, Educação, Nacionalização do ensinoResumo
Tendo como fonte o periódico Correio de São Leopoldo, este estudo busca saber como o tema “nacionalização do ensino” é abordado no referido impresso no período de 1937 a 1945. Tal recorte temporal se justifica pela ascensão e queda do regime estadonovista, que trouxe à tona a ideologia de nacionalizar o país. Para difundir tal forma de doutrina e pensamento, diversas medidas foram tomadas a fim de impedir práticas de imigrantes estrangeiros no país. Os aportes teóricos do estudo concentram-se na História Cultural, campo que ganha espaço na historiografia ao longo do século XX. Os procedimentos metodológicos do estudo consistiram na análise documental histórica a partir da seleção de matérias, reportagens e notas encontradas nas páginas do jornal. Sendo assim, o conteúdo selecionado foi fotografado e catalogado para análise posterior. Neste processo, produções de autores que utilizam o jornal como fonte histórica foram fundamentais, pois auxiliaram nas ponderações sobre o processo de investigação. Assim, o estudo apresenta algumas reflexões sobre fazer pesquisa tendo o jornal como fonte. Quanto ao tema em específico, pode-se verificar que o periódico pesquisado traz em seu conteúdo diversas publicações em torno do tema “educação” com ênfase no tema nacionalização do ensino. Verificou-se que a ênfase dada à temática, está diretamente ligada ao perfil político do jornal, que demonstra apoio aos aliados políticos do Coronel Theodomiro Porto da Fonseca, personalidade local influente e prefeito de São Leopoldo por muitos anos. Nesse sentido, constatou-se também que as tendências políticas do jornal apareciam diretamente no conteúdo de todas as demais publicações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.