A nacionalização do ensino nas páginas do correio de São Leopoldo (1937-1945)

Autores/as

  • Ariane dos Reis Duarte Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/1717

Palabras clave:

História, Jornal, Estado-Novo, Educação, Nacionalização do ensino

Resumen

Tendo como fonte o periódico Correio de São Leopoldo, este estudo busca saber como o tema “nacionalização do ensino” é abordado no referido impresso no período de 1937 a 1945. Tal recorte temporal se justifica pela ascensão e queda do regime estadonovista, que trouxe à tona a ideologia de nacionalizar o país. Para difundir tal forma de doutrina e pensamento, diversas medidas foram tomadas a fim de impedir práticas de imigrantes estrangeiros no país. Os aportes teóricos do estudo concentram-se na História Cultural, campo que ganha espaço na historiografia ao longo do século XX. Os procedimentos metodológicos do estudo consistiram na análise documental histórica a partir da seleção de matérias, reportagens e notas encontradas nas páginas do jornal. Sendo assim, o conteúdo selecionado foi fotografado e catalogado para análise posterior. Neste processo, produções de autores que utilizam o jornal como fonte histórica foram fundamentais, pois auxiliaram nas ponderações sobre o processo de investigação. Assim, o estudo apresenta algumas reflexões sobre fazer pesquisa tendo o jornal como fonte. Quanto ao tema em específico, pode-se verificar que o periódico pesquisado traz em seu conteúdo diversas publicações em torno do tema “educação” com ênfase no tema nacionalização do ensino. Verificou-se que a ênfase dada à temática, está diretamente ligada ao perfil político do jornal, que demonstra apoio aos aliados políticos do Coronel Theodomiro Porto da Fonseca, personalidade local influente e prefeito de São Leopoldo por muitos anos. Nesse sentido, constatou-se também que as tendências políticas do jornal apareciam diretamente no conteúdo de todas as demais publicações.

Biografía del autor/a

Ariane dos Reis Duarte, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Graduada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com bolsa Capes/PROEX. Integrante do grupo de pesquisa "Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar" (EBRAMIC). Professora de ensino fundamental (séries finais) e ensino médio na rede privada de ensino

Publicado

2014-12-17

Número

Sección

Artigos