O trabalho coletivo, cooperativo e solidário em Educação à Distância: desencadeador do bem-estar docente na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/179Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa que investigou fatores desencadeadores de Mal-Estar e/ou de Bem-Estar nos docentes do Curso de Pedagogia na Modalidade de Educação a Distância, desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC - 1999 a 2005. O artigo destaca um dos indicadores de Bem-Estar, qual seja, o trabalho coletivo, cooperativo e solidário, como um fator relevante para desencadear a satisfação e o Bem-Estar na docência em EaD.
Palavras-chave: Bem-Estar; Docência em EaD; Educação Presencial; Educação a Distância; Mal-Estar.
Abstract
This article is the result of a research investigating factors that trigger discomfort and/or wellness on professors from the Pedagogy Course in Distance Education, developed by the University of the State of Santa Catarina - UDESC between 1999 and 2005. The article highlights one of the wellbeing indicators, collective, cooperative and supportive work, as a factor to provide satisfaction and welfare on DE teaching.
Key-words:Classroom Education; Distance Education; Malaise; Teaching in Distance Education; Wellness.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.