O trabalho coletivo, cooperativo e solidário em Educação à Distância: desencadeador do bem-estar docente na educação superior

Autores

  • Sueli Wolff Weber
  • Claus Dieter Stobäus
  • Juan José Mouriño Mosquera

DOI:

https://doi.org/10.18316/179

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa que investigou fatores desencadeadores de Mal-Estar e/ou de Bem-Estar nos docentes do Curso de Pedagogia na Modalidade de Educação a Distância, desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC - 1999 a 2005. O artigo destaca um dos indicadores de Bem-Estar, qual seja, o trabalho coletivo, cooperativo e solidário, como um fator relevante para desencadear a satisfação e o Bem-Estar na docência em EaD.

Palavras-chave: Bem-Estar; Docência em EaD; Educação Presencial; Educação a Distância; Mal-Estar.

Abstract

This article is the result of a research investigating factors that trigger discomfort and/or wellness on professors from the Pedagogy Course in Distance Education, developed by the University of the State of Santa Catarina - UDESC between 1999 and 2005. The article highlights one of the wellbeing indicators, collective, cooperative and supportive work, as a factor to provide satisfaction and welfare on DE teaching.

Key-words:Classroom Education; Distance Education; Malaise; Teaching in Distance Education; Wellness.

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