A utilização de tecnologias como forma de ampliar o espaço e tempo de sala de aula no Ensino Superior

Autores

  • Patrícia Kayser Vargas Mangan Unilasalle, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/180

Resumo

A adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e/ou Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs) frequentemente fazem parte da pauta de discussões pedagógicas. Tais tecnologias podem tanto ser utilizadas em laboratórios de ensino durante aulas presenciais, quanto em outros espaços e momentos conforme a conveniência dos alunos. Entende-se que várias ferramentas computacionais, principalmente as ferramentas colaborativas de Internet que usualmente são denominadas de Web 2.0, podem potencialmente ampliar a interação através do ciberespaço contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz e significativa. Este texto se propõe a discutir desafios e oportunidades do uso dessas tecnologias no Ensino Superior.

Palavras chaves: Educação; tecnologias da informação e comunicação; educação a distância; cibercultura.

Abstract

Adoptions of Information and Communication Technologies and/or Virtual Digital Technologies are a recurrent theme during pedagogical discussions. Such technologies can be use in educational laboratories during classes, as well as in other spaces and moments as decided by students. We consider that several  computational tools, mainly the collaborative Internet tools which are usually called  Web 2.0, has potential to increase interaction through cyberspace, which can help effective and meaningful education. This text aims at discussing challenges and opportunities related to the use of such technologies in Higher Education.

Keywords: Education; information and communication technologies; distance learning; cyberculture.

Biografia do Autor

Patrícia Kayser Vargas Mangan, Unilasalle, Canoas, RS

Possui Graduação (1995) e Mestrado (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Centro Universitário La Salle desde 2000, atuando na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais pertencendo a linha de Linguagens e Culturas. Com formação em Ciência da Computação, ênfase em Software Básico, atua principalmente nos seguintes temas: grid computing, sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua na área de Educação a Distância, principalmente em temas relacionados a capacitação docente e mediação, bem como com inclusão digital e cibercultura. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Computação - Licenciatura e o Setor de EAD no Unilasalle.

Downloads

Edição

Seção

Artigos