A utilização de tecnologias como forma de ampliar o espaço e tempo de sala de aula no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/180Resumen
A adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e/ou Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs) frequentemente fazem parte da pauta de discussões pedagógicas. Tais tecnologias podem tanto ser utilizadas em laboratórios de ensino durante aulas presenciais, quanto em outros espaços e momentos conforme a conveniência dos alunos. Entende-se que várias ferramentas computacionais, principalmente as ferramentas colaborativas de Internet que usualmente são denominadas de Web 2.0, podem potencialmente ampliar a interação através do ciberespaço contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz e significativa. Este texto se propõe a discutir desafios e oportunidades do uso dessas tecnologias no Ensino Superior.
Palavras chaves: Educação; tecnologias da informação e comunicação; educação a distância; cibercultura.
Abstract
Adoptions of Information and Communication Technologies and/or Virtual Digital Technologies are a recurrent theme during pedagogical discussions. Such technologies can be use in educational laboratories during classes, as well as in other spaces and moments as decided by students. We consider that several computational tools, mainly the collaborative Internet tools which are usually called Web 2.0, has potential to increase interaction through cyberspace, which can help effective and meaningful education. This text aims at discussing challenges and opportunities related to the use of such technologies in Higher Education.
Keywords: Education; information and communication technologies; distance learning; cyberculture.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.