Filosofia da diferença: vontade de saber ao desejo de ensinar no curso de formação de professores da UERGS
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.15.5Palavras-chave:
Formação de Professores, Filosofia da Diferença, Escrileituras.Resumo
Este trabalho tem como objetivo pensar a formação docente a partir da filosofia da diferença, compreendendo como vem se constituindo a formação das/os estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e evidenciar experimentações que foram vividas durante sua trajetória de licenciandos. A pesquisa teve cunho qualitativo, porque tratou de informações não mensuráveis de caráter exploratório experimental. Buscou-se analisar a correspondente imagem dogmática do pensamento, em seus pressupostos implícitos e explícitos de senso comum. A empiria da pesquisa se compõe a partir das oficinas de Escrileituras, no Curso de Pedagogia da Uergs, Litoral Norte. A análise buscou extrair partículas de vida recorrentes nas produções textuais, o que resultou na elaboração de quatro eixos biografemáticos: as diferentes faces do infantil; as individuações do ser em devir professor, Ensinartistagens na docência da diferença e o pensamento escravo do juízo: imagem dogmática do pensamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.