Filosofia da diferença: vontade de saber ao desejo de ensinar no curso de formação de professores da UERGS

Autores/as

  • Tatiane Nascimento Borba Universidade Luterana do Brasil
  • Josiel da Rosa Moura Pontifícia Universidade Católica-RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.15.5

Palabras clave:

Formação de Professores, Filosofia da Diferença, Escrileituras.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo pensar a formação docente a partir da filosofia da diferença, compreendendo como vem se constituindo a formação das/os estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e evidenciar experimentações que foram vividas durante sua trajetória de licenciandos. A pesquisa teve cunho qualitativo, porque tratou de informações não mensuráveis de caráter exploratório experimental. Buscou-se analisar a correspondente imagem dogmática do pensamento, em seus pressupostos implícitos e explícitos de senso comum. A empiria da pesquisa se compõe a partir das oficinas de Escrileituras, no Curso de Pedagogia da Uergs, Litoral Norte. A análise buscou extrair partículas de vida recorrentes nas produções textuais, o que resultou na elaboração de quatro eixos biografemáticos: as diferentes faces do infantil; as individuações do ser em devir professor, Ensinartistagens na docência da diferença e o pensamento escravo do juízo: imagem dogmática do pensamento.


Biografía del autor/a

Tatiane Nascimento Borba, Universidade Luterana do Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Mestranda em Educação pela ULBRA

Josiel da Rosa Moura, Pontifícia Universidade Católica-RS

Graduado em Pedagogia e Especialista em Educação para Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Mestrando em Educação pela PUC/RS.

Publicado

2015-08-31

Número

Sección

Dossiê