A educação como princípio para a participação democrática

Autores

  • Hildegard Susana Jung Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI / Campus de Frederico Westphalen / RS
  • Edite Maria Sudbrack Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI / Campus de Frederico Westphalen / RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.30

Palavras-chave:

Participação Democrática, Empoderamento Através da Educação, Pedagogia Emancipadora e Colaborativa, Gestão Democrática.

Resumo

O presente artigo, de cunho teórico, busca contribuir com a reflexão em torno do tão difundido pensamento de participação democrática, que corre o risco de tornar-se um jargão (GOHN, 2004) na contemporaneidade, sem que, de fato, se consubstancie no fazer cotidiano, questionando a respeito de quem poderá educar o cidadão para a prática desta participação. Entendendo a própria educação como política pública, propõe - ainda que ousadamente - duas vias para o empoderamento através da educação que poderá educar o cidadão para a participação: o professor praticante de uma pedagogia emancipadora e colaborativa e a escola de gestão democrática que, através da própria prática da participação, podem educar o cidadão. Neste viés, discute, ainda, a questão da ética como balizadora das ações a serem desenvolvidas, uma vez que deve ser levada em conta a distinção entre ideologia e prática política e ideologia e prática político-partidária.

 

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI / Campus de Frederico Westphalen / RS

Possui graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009) e Mestrado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen. Atualmente é professora de espanhol no SENAC (Serviço Nacional do Comércio), em Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Políticas Públicas da Educação e Gestão Educacional. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação GPE/URI/FW e Revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior - https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIESup/pages/view/conselho) desde seu primeiro número lançado em agosto de 2015.

Edite Maria Sudbrack, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI / Campus de Frederico Westphalen / RS

Possui Graduação em Pedagogia pela UFSM (1975), Mestrado em Educação pela UFGRS (1995) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2002). Atualmente é Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de CH, consultora "adhoc" da Revista Vivências - URI e Educação da UFSM. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Avaliadora de pesquisa da UFFS.

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Publicado

2016-08-26

Edição

Seção

Artigos