Conflitos de gênero no recreio escolar: Um estudo na escola Antônio Francisco da Costa Lisboa

Rodrigo Koch, Giuliano Souza Andreoli, Gabriela de Castro

Resumo


Esta pesquisa tem o foco nas relações de gênero durante o “recreio vespertino’” de uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino, situada no município de São Francisco de Paula (RS), durante o primeiro semestre de 2015. O estudo foi desenvolvido sob o olhar da pesquisa exploratória e descritiva. Inicialmente, as observações foram feitas com todos os alunos que participavam do intervalo vespertino e, posteriormente, após identificação de grupos nos quais se davam a maior parte dos conflitos de gênero, o foco da pesquisa ficou sobre os alunos que frequentavam, em sua maioria, os 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental. Os instrumentos e técnicas adotadas foram: fichas de observações, registros de imagens, conversas/entrevistas com alunos, diretora e professora. Podemos apontar que existe uma relação de sociabilidade e conflito ao mesmo tempo. O recreio escolar é um espaço transformador e influenciável nas relações sociais.

 


Palavras-chave


Gênero; Recreio Escolar; Conflito; Escola.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2238-9024.16.31

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ISSN: 2238-9024

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