Conflitos de gênero no recreio escolar: Um estudo na escola Antônio Francisco da Costa Lisboa

Autores

  • Rodrigo Koch Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Giuliano Souza Andreoli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Gabriela de Castro Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.31

Palavras-chave:

Gênero, Recreio Escolar, Conflito, Escola.

Resumo

Esta pesquisa tem o foco nas relações de gênero durante o “recreio vespertino’” de uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino, situada no município de São Francisco de Paula (RS), durante o primeiro semestre de 2015. O estudo foi desenvolvido sob o olhar da pesquisa exploratória e descritiva. Inicialmente, as observações foram feitas com todos os alunos que participavam do intervalo vespertino e, posteriormente, após identificação de grupos nos quais se davam a maior parte dos conflitos de gênero, o foco da pesquisa ficou sobre os alunos que frequentavam, em sua maioria, os 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental. Os instrumentos e técnicas adotadas foram: fichas de observações, registros de imagens, conversas/entrevistas com alunos, diretora e professora. Podemos apontar que existe uma relação de sociabilidade e conflito ao mesmo tempo. O recreio escolar é um espaço transformador e influenciável nas relações sociais.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Koch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) [CREF 012626-G/RS]; pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UGF); mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Diretor Regional - Campus II (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria) e professor assistente da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Giuliano Souza Andreoli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduadoo em Educação Física (UFRGS), Pós-Graduado em Pedagogias do Corpo e da Saúde (UFRGS), e Mestre em Educação (UFRGS). Tem experiências na área de teoria das práticas corporais, com ênfase em: Estudos Culturais; Estudos de Gênero e Sexualidade, Teorias da Dança. Possui experiência artística nas áreas da Dança, Circo e Artes Marciais.

Gabriela de Castro, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia

Downloads

Publicado

2016-08-26

Edição

Seção

Artigos