Conflitos de gênero no recreio escolar: Um estudo na escola Antônio Francisco da Costa Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.31Palavras-chave:
Gênero, Recreio Escolar, Conflito, Escola.Resumo
Esta pesquisa tem o foco nas relações de gênero durante o “recreio vespertino’” de uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino, situada no município de São Francisco de Paula (RS), durante o primeiro semestre de 2015. O estudo foi desenvolvido sob o olhar da pesquisa exploratória e descritiva. Inicialmente, as observações foram feitas com todos os alunos que participavam do intervalo vespertino e, posteriormente, após identificação de grupos nos quais se davam a maior parte dos conflitos de gênero, o foco da pesquisa ficou sobre os alunos que frequentavam, em sua maioria, os 4ºs e 5ºs anos do ensino fundamental. Os instrumentos e técnicas adotadas foram: fichas de observações, registros de imagens, conversas/entrevistas com alunos, diretora e professora. Podemos apontar que existe uma relação de sociabilidade e conflito ao mesmo tempo. O recreio escolar é um espaço transformador e influenciável nas relações sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.